Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Seletiva

Bombeiro passa mal e desmaia durante teste físico em Mato Grosso; militar está internado

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto/Ilustração

Bombeiro passa mal e desmaia durante teste físico em Mato Grosso; militar está internado
Um bombeiro militar de 27 anos passou mal e desmaiou durante um treino físico, na cidade de Sorriso (420 km de Cuiabá). O caso foi registrado na última terça-feira (25). Conforme as informações da corporação, o homem participava de um teste seletivo para um curso de salvamento. Os candidatos percorriam 10 km quando o bombeiro teve um mal súbito e foi socorrido.


Leia mais:
Caso Rodrigo Claro: MP pede que tenente bombeiro seja julgada por tortura e não crime militar
 
O teste consistia em percorrer dez quilômetros, do aeroporto de Sorriso até a avenida Blumenau. Esta era a segunda fase da prova, já que a primeira aconteceu na semana passada. Rapidamente o militar foi socorrido e encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
 
Em exames preliminares, ficou descartado um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou problemas renais com o homem. Acredita-se que ele possa ter tido uma reação ao medicamento para estômago que esteja tomando, somado ao fato de estar desidratado e exposto ao sol, sem alimentação.
 
Ao todo, eram dois bombeiros participando do teste. O militar foi transferido para o Hospital Regional de Sorriso, onde permanece internado, em observação. A assessoria do Corpo de Bombeiros ainda salienta que o militar passou mal durante o teste físico, que é previsto no edital e não o curso de salvamento.

Caso Rodrigo

Rodrigo Patrício Lima Claro, 21 anos, ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e faleceu por volta de 1h40 de 15 de novembro de 2016. Ele teria sido dispensado no final do treinamento, após reclamar de dores na cabeça e exaustão. O Corpo de Bombeiros informou que já no Batalhão ele teria e queixado das dores e foi levado para a policlínica em frente à instituição. Ali, sofreu duas convulsões e foi encaminhado em estado crítico ao Jardim Cuiabá, onde permaneceu internado em coma. Posteriormente, faleceu. 

No inquérito policial militar (IPM), realizado pela Corregedoria do Corpo de Bombeiros, a tenente Izadora Ledur foi responsabilizada pelo crime de maus tratos por expor a vida ou a saúde de outrem em situação de risco. O IPM também responsabilizou o tenente-coronel Licínio Ramalho Tavares e tenente-coronel Marcelo Augusto Carvalho, por crime contra o dever funcional, ao não propiciar as condições de segurança do treinamento. O inquérito militar já foi remetido ao Ministério Público Militar.

Também foi aberto um processo administrativo disciplinar contra a tenente. Neste caso, caso seja considerada culpada, a punição vai desde advertência até a expulsão da corporação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet