Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

jubileu

Lucimar comemora aniversário de Várzea Grande em meio a gestão de realizações

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Lucimar comemora aniversário de Várzea Grande em meio a gestão de realizações
Após uma década perdida, entre 2005 e parte de 2015, com a administração municipal tendo passado por gestões cheias de problemas, afastamentos e cassação de prefeitos, Várzea Grande retomou o caminho do desenvolvimento e chega ao aniversário de 150 anos, em 2017, estabilizada e com motivos para comemorar: Pacotes de obras públicas são lançados, entregas são feitas, empregos foram gerados e a perspectiva de futuro está entre as melhores de Mato Grosso.


Leia mais:
Lucimar Campos percorre ruas e avenidas que serão "repaginadas" em Várzea Grande

“Nosso foco é fazer o povo ter justiça social. Como prefeita, não consertarei Várzea Grande 100%, mas deixarei uma cidade melhor e encaminhada para o próximo prefeito continuar esse trabalho”, resumiu a prefeita Lucimar Sacre de Campos (DEM), que assumiu a gestão municipal de 2015, após Walace Guimarães (PMDB) ser cassado ela Justiça Eleitoral, e foi reeleita em 2016 com votação proporcional recorde em Mato Grosso, com 76% dos votos válidos, tendo disputado contra três adversários.

A própria prefeita tem dificuldade em listar todas as obras em andamento no município, tamanho é o número de ações realizadas ou articuladas pelo poder público municipal. Desde que assumiu o comando municipal, Lucimar lançou várias frentes de trabalhos, principalmente na área de infraestrutura, saúde e educação. Além das atuais realizações, o Plano Plurianual de 2018 a 2021, elaborada pela democrata e sua equipe, prevê recursos na ordem de R$ 2,790 bilhões nos próximos quatro anos.




Realizações

Na área da saúde, um dos maiores problemas de Várzea Grande, a administração municipal inaugurou as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase e do Cristo Rei, reformou o antigo “Postão” e o transformou em uma clínica odontológica, além de executar a maior reforma do Pronto-Socorro de Várzea Grande, a primeira completa.

“Nosso velho Pronto-Socorro nunca recebeu uma reforma como essa em 30 anos. O resultado vai refletir na forma como nosso cidadão vai ser atendido, com muito mais dignidade”, explicou Lucimar. Outras ações em saúde, como o ingresso em um consórcio para compra de remédios, devem gerar economia e melhor atendimento ao cidadão.



Já na infraestrutura, a prefeita iniciou um dos maiores serviços de recapeamento já feitos no município, com a recuperação de 100 quilômetros de asfalto novo e recapeamento, um dos problemas mais visíveis a quem passava no município antes da administração de Lucimar. Além disso, a Avenida Filinto Müller, uma das mais importantes da cidade, que a atravessa da Rodovia dos imigrantes até o Aeroporto Marechal Cândido Rondon.

Ainda há a previsão do asfaltamento de 150 km, mas isso depende de um empréstimo de R$ 143 milhões da Caixa Econômica Federal, o qual precisa de aval do Ministério das Cidades por meio do Fundo Garantidor.

Quem trabalha dioturnamente para conseguir a liberação é o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos (DEM), marido de Lucimar, ex-senador, ex-governador e ex-prefeito. O experiente político utiliza de toda “cancha política” adquirida ao longo de sua carreira para encontrar “atalhos” em Brasília, no Governo do Estado e na Assembleia Legislativa para conseguir melhorias a Várzea Grande.

Na educação, a articulação com o Governo Estadual garantiu uma nova escola estadual. Sozinho, o município inaugurou uma nova escola municipal, bem como tem um programa para construção de 16 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Uma já foi entregue. E uma novidade: Várzea Grande irá inaugurar sua primeira “creche” para idosos.

O município também recebe um campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), outro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT), bem como da Universidade de Mato Grosso (Unemat), o qual contará ainda com um Centro Tecnológico. Tudo isso na região do Chapéu do Sol, onde já foram levados asfalto,energia elétrica e água tratada para atender uma “nova cidade”, com espaço para planejamento.

Na mesma região estará localizado o novo Fórum Municipal de Várzea Grande, que terá uma ares de 22 mil metros quadrados e deverá atender cerca de 300 mil pessoas. 200 mil só da cidade industrial. Um ponte também será construída pelo Governo do Estado nas proximidades, que servirá de ligação entre Cuiabá e VG, com saída no Bairro Santa Rosa.



Outras ações conjuntas com o Governo do Estado irá garantir a cidade o “Grande Rio Cuiabá”. O projeto turístico, garantido com a doação de uma área na Alameda, em Várzea Grande, dará ao município e a Cuiabá um projeto que vai utilizar cerca de 12 quilômetros de navegabilidade do leito do rio que dá nome à Capital para fomentar o turismo.

Na área ambiental, Lucimar Campos ainda pretende entregar completamente o Parque Bernado Berneck, que em cerca de uma década não foi concluído pelos antecessores na administração pública. E um no parque será construído na região do Grande Cristo Rei.

“São tantas coisas que é até difícil lembrar todas. E todas as obras são importantes. Várzea Grande agora vive um momento de credibilidade com a própria população. Hoje o povo ama morar em Várzea Grande porque está vendo as coisas acontecerem”, comentou Lucimar.

Geração de empregos

Com a retomada das obras públicas, Várzea Grande também tem experimentado um aumento na oferta de empregos. Segundo a prefeita Lucimar Campos, são pelo menos 5 mil novos postos de trabalhos gerados direta e indiretamente. Para ela, isso é tão importante quanto as próprias realizações, pois significam o fortalecimento da economia local com a circulação de dinheiro. 



“Se for elencar, é muita coisa. Mas o mais importante é que todas essas ações fortalecem a economia e gera emprego. Geramos mais de cinco mil empregos nessa cidade. Não temos apenas assistencialismo, temos oportunidade”, concluiu Lucimar Campos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet