Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

arapongagem

Deputados cobram esclarecimentos do Governo e concordam em não abrir CPI dos grampos

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Deputados cobram esclarecimentos do Governo e concordam em não abrir CPI dos grampos
Com a repercussão causada pela descoberta de um esquema de interceptações telefônicas ilegais contra políticos, advogados e jornalistas, perpetradas por um núcleo da Polícia Militar, uma comissão de deputados estaduais se reuniu com o governador Pedro Taques (PSDB) para cobrar esclarecimentos do Executivo sobre os fatos ocorridos. Após o encontro, os parlamentares decidiram dar um voto de confiança ao Governo e concordaram em votar contra a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), proposta pela deputada Janaina Riva (PMDB), para investigar os “grampos”.


Leia mais:
Botelho garante que não vai interferir se Janaína propor CPI: "vou cumprir o regimento"

“Nós entendemos que uma CPI agora não vai ajudar em nada. Eu mesmo, trabalhei por dois anos em uma que não virou absolutamente coisa nenhuma. Nosso objetivo era ouvir o governador, saber dele o que de fato aconteceu, agora vamos aguardar as investigações” disse o deputado Oscar Bezerra (PSB), fazendo menção à CPI das Obras da Copa, da qual foi presidente.

A reunião, realizada no Palácio Paiaguás nesta segunda-feira (15), contou com a presença de pelo menos metade do Legislativo. Para que a CPI seja instalada, a deputada Janaina Riva precisa agregar pelo menos oito assinaturas.

Janaina é um dos alvos do esquema de grampos, conforme revelado em reportagem do Fantástico no domingo (14). Por enquanto, somente três parlamentares garantem a apoiar: Allan kardec (PT), Valdir Barranco (PT) e Zeca Viana (PDT).

Apesar do apoio declarado da maioria dos deputados, uma das preocupações do Governo era de que houvesse retaliação ao Executivo devido ao atraso no pagamento das emendas parlamentares, que figura em quase R$ 130 milhões. A possibilidade foi veementemente negada pelo deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), líder do governo na Assembleia Legislativa.

“Eu não pude participar da reunião, porque estava viajando para Sinop, mas conversei por telefone com o governador. Nós acreditamos no que está sendo defendido pelo Taques. Quando ele soube do esquema, a documentação que foi entregue a ele foi encaminhada para o Gaeco, isso está mais do que claro”, argumentou o democrata.

“Eu não acredito que isso funcione [retaliação], até porque mesmo os deputados da oposição são contemplados com as emendas. Em alguns casos, eles recebem até mais do que nós que somos da base, nunca discutimos isso. É preciso entender o momento de crise que nós vivemos, esse tipo de chantagem não ajuda”, acrescentou.

Ato de Desagravo

Na reunião, os deputados também levaram ao governador um documento, assinado pelo presidente Eduardo Botelho (PSB), no qual desaprovam a atitude do secretário de Comunicação, Kléber Lima, por ter propagado fotos íntimas da deputada Janaina Riva no aplicativo Whats App.

O Ato de Desagravo classifica a postura de Kléber como “indigno e incompatível com o cargo que ocupa” e pede que o secretário peça desculpas formalmente à parlamentar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet