Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

​repercussão nacional

Câmara Federal convoca Mauro Zaque, Janaína Riva e OAB-MT para depoimentos sobre grampos

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Câmara Federal convoca Mauro Zaque, Janaína Riva e OAB-MT para depoimentos sobre grampos
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal acaba de aprovar por unanimidade requerimento para convocar o promotor Mauro Zaque, a deputada estadual Janaína Riva (PMDB) e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso, Leonardo Campos, para que os três prestem depoimentos sobre os grampos ilegais operados por um grupo de policiais militares em Mato Grosso, em esquema denunciado no último domingo pelo programa Fantástico, da Rede Globo.

 
Leia também:
Estrago causado por escutas é sistêmico e causa insegurança, avalia Rui Ramos

O requerimento foi apresentado pelo deputado federal do Pará José Priante (PMDB). Os três mato-grossenses deverão ser chamados para comparecerem na próxima semana. Janaína vai falar na condição de vítima do esquema. Ela consta da lista de grampeados ilegalmente na modalidade “barriga de aluguel”, quando servidores públicos se aproveitam de uma investigação em andamento e colocam o nome de inocentes na lista de alvos da apuração para que a Justiça autorize o monitoramento telefônico.
 
O promotor Mauro Zaque foi secretário de Segurança Pública e afirma ter relatado o esquema de grampos ilegais ao governador Pedro Taques (PSDB) antes de deixar a pasta. Taques contesta o documento que Zaque mostra como prova de que denunciou a fraude. De acordo com o chefe do Executivo, trata-se de um protocolo da Sinfra relacionado a estradas.
 
Leonardo Campos foi convocado porque advogados também foram grampeados em Mato Grosso. A reportagem do Fantástico ouviu José do Patrocínio, que é especialista em Direito Eleitoral e também foi monitorado ilegalmente. Até ser contatado pela reportagem, Patrocínio não tinha conhecimento dos grampos ilegais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet