Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Bons números

Homicídios caem pela metade em Cuiabá e diminuem 70% em Várzea Grande

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto/Ilustração

Homicídios caem pela metade em Cuiabá e diminuem 70% em Várzea Grande
Os homicídios cometidos na capital mato-grossense caíram quase pela metade e Várzea Grande teve uma diminuição de quase 70%. Isso é o que aponta o balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) até abril deste ano. A pasta também conseguiu reduzir os latrocínios e a quantidade de roubos nas duas cidades.


Leia mais:
Criminoso invade casa e assassina morador com tiro na testa
 
Conforme os dados divulgados, foram registrados 46 homicídios até o fim de abril deste ano em Cuiabá e 20 em Várzea Grande. No mesmo período, em 2016, foram 84 na capital mato-grossense e 66 na cidade vizinha. No mês passado, foram 13 na ‘Cidade Verde’ e apenas três na ‘Cidade Industrial’.
 
O número de latrocínios (roubo seguido de morte) também sofreu redução de oito casos em 2016, para três este ano, em Cuiabá. Na cidade vizinha, foram apenas dois em 2017, contra três do ano passado. Desde fevereiro não é registrado um latrocínio em Várzea Grande. Na capital mato-grossense, apenas em janeiro não houve ocorrência deste tipo.
 
No quesito roubos, também houve diminuição. Em Cuiabá, foram 2.533 até abril deste ano, contra 3.550 no mesmo período do ano passado. Em Várzea Grande, a pasta registrou 1.402 casos em 2017. O número é menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram 1.982 casos.

Em entrevista ao Olhar Direto, o secretário de Segurança Pública (Sesp), Rogers Jarbas, disse que: "“Temos que conjugar vários elementos para chegar neste resultado. Trabalhamos com este investimento muito pesado. Prevenção e repreensão. Conseguimos novos profissionais e equipamentos, desenvolvemos uma metodologia de trabalho completamente diferente. Temos um núcleo estatístico com analise criminal. A operação 'Bairro seguro' tem sido uma das ações que tem somado e qualificado as forças de segurança. Esse conjunto de ações fez com que esses números caiam".

Fechamos final de abril com uma redação de quase 26% dos roubos no estado. São crimes violentos diminuídos pelas ações qualificadas. Temos que valorizar o trabalho das autoridades, ações ordinárias, que tem contribuído junto a este conjunto para que atinjamos este resultado positivo nos índices criminais. Porém, não é só diminuindo o homicídio e roubo que trazemos segurança, é um trabalho que tem de ser contínuo e em diversas frentes. Por isso, estamos focando agora também em bocas de fumo".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet