Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

SOB AMEAÇA DE GREVE

Assembleia vai entregar proposta de pagamento da RGA para o governador, afirma líder

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Assembleia vai entregar proposta de pagamento da RGA para o governador, afirma líder
A base aliada do Governo na Assembleia Legislativa vai entregar uma proposta para que a Revisão Geral Anual (RGA) seja paga. A informação foi dada pelo líder do Executivo no Parlamento, o deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM). Segundo o democrata, o objetivo é discutir com o governador Pedro Taques (PSDB) a possibilidade de pagamento integral do reajuste, ou um eventual parcelamento, como foi feito no ano passado.


O Fórum Sindical – que representa 30 categorias de servidores públicos em Mato Grosso – anunciou que na próxima semana haverá um indicativo de greve de 24h em todo o Estado. Caso o Governo não abra diálogo com os sindicalistas, ocorrerá um novo indicativo de 48h e, se os indicativos não surtirem o efeito esperado, o Fórum ameaça entrar em greve geral.

Leia mais:
Fórum Sindical convoca Assembleia Geral Unificada para o dia 29 de maio

“A base aliada do Governo tem uma proposta para ser entregue ao governador Pedro Taques, para que a gente possa ver qual o melhor mecanismo, se é pagar de forma integral, ou que a gente parcele, mas isso é proposta dos deputados. Nós devemos ter, ainda essa semana, mais uma conversa com o Pedro Taques, propondo, analisando, ou fazendo com o que o Governo faça uma reflexão sobre a questão da RGA”, disse o deputado.

Representantes do Fórum afirmam que desde o início do ano vêm tentando abrir um diálogo para que a questão seja discutida com o Executivo. No entanto, eles acusam o Governo de fecharem as portas para os servidores. Segundo Dilmar, a base não foi procurada.

“O Fórum Sindical em nenhum momento me procurou. Eu estou disponível, eu não sou de fazer politicagem em cima das responsabilidades que eu tenho no Estado, o meu gabinete está sempre à disposição. Está garantido a RGA, mas é logico que isso depende de caixa. O Fórum Sindical também precisa entender o momento pelo qual nós estamos passando”, argumentou.

O Governo ainda está pagando a RGA dos servidores do ano passado, que precisou ser parcelada em cinco vezes. Até o momento, o Governo já incorporou 7,36%, restando 3,92% a serem pagos em mais duas parcelas, previstas para junho e setembro de 2017.

De acordo com a legislação, o Executivo deveria pagar no mês de maio a reposição inflacionária referente ao ano anterior, que em 2016, levando em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre os meses de janeiro a dezembro de 2016, foi de 6,58%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet