Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Caso Rodrigo Claro

Indiciada por tortura, tenente Izadora Ledur poderá ser promovida a capitã do Corpo de Bombeiros

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Indiciada por tortura, tenente Izadora Ledur poderá ser promovida a capitã do Corpo de Bombeiros
Indiciada pelo crime de tortura contra o aluno Rodrigo Claro, 21, morto após treinamento na Lagoa Trevisan, a tenente do Corpo de Bombeiros, Izadora Ledur de Souza Dechamps, poderá ser promovida para capitã. Seu nome foi publicado no Diário Oficial, junto a outros que passarão por avaliação de uma comissão interna da instituição. A decisão deverá ser publicada no dia 20 de junho e a promoção acontece no dia 2 de julho.


Leia mais:
Mãe de aluno morto após treinamento dos Bombeiros transforma luto em luta por justiça
- Tenente e dois oficiais são responsabilizados por morte de aluno soldado dos Bombeiros; mãe considera acusação "branda"

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a avaliação dos critérios previstos em lei é feita pela Comissão de Promoção de Oficiais, que é composta pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar e mais quatro coronéis da corporação, onde a ficha funcional do candidato é analisada, bem como, os atos da sua vida profissional. Os oficiais que atenderem a todos os requisitos passam a ingressar no quadro de acesso.

Foi informado que a  promoção de Oficiais do CBMMT é estabelecida pela Lei nº 10.076, de 31/03/2014, e regulamentada pelo Decreto nº 2.268, de 10/04/2014. Além do interstício, existem critérios e condições para que ela ocorra.

A decisão será proferida pela Comissão citada anteriormente. São realizadas avaliações físicas e de saúde. Depois, a ficha funcional do candidato é analisada, bem como os atos da sua vida profissional. “Obedecendo todas as condições necessárias, o oficial será promovido, de acordo com a sua pontuação e com o número de vagas existentes para o posto. O governador do estado, até o posto de tenente-coronel, apenas faz a nomeação, através de ato publicado no Diário Oficial,” diz trecho do texto.

Ela e outros dois oficiais do Corpo de Bombeiros foram responsabilizados pela morte do aluno soldado Rodrigo Claro, de 21 anos, durante treinamento na Lagoa Trevisan, em Cuiabá. Instrutora do 16º Curso de Formação, ela era responsável por 37 alunos e responderá pelo crime de maus tratos, uma vez que ficou constatado que a vítima foi submetida a uma série de afogamentos promovidos pela militar.

À época, a mãe de Rodrigo, Jane Patrícia Claro, disse que o resultado do inquérito Militar era “vergonhoso”. “A conclusão é extremamente branda, como nós já imaginávamos que seria. É um tapa na cara da sociedade e de toda a família, de quem esperava por justiça. Claro que estamos revoltados com a situação, no entanto, não estamos surpresos. Já acompanhamos outros casos parecidos envolvendo militares e a conduta da corporação é a mesma.”

O caso 

Rodrigo ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e faleceu por volta de 1h40. Ele teria sido dispensado no final do treinamento após reclamar de dores na cabeça e exaustão. O Corpo de Bombeiros informou que já no Batalhão ele teria se queixado das dores e foi levado para a policlínica em frente à instituição.Ali, sofreu duas convulsões e foi encaminhado em estado crítico ao Jardim Cuiabá, onde permaneceu internado em coma. 

A situação também é investigada pela Polícia Civil por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP). Em fevereiro, quando o inquérito foi encerrado e os responsáveis apontados, Jane classificou o resultado como “vergonhoso”.

“A conclusão é extremamente branda, como nós já imaginávamos que seria. É um tapa na cara da sociedade e de toda a família, de quem esperava por justiça. Claro que estamos revoltados com a situação, no entanto, não estamos surpresos. Já acompanhamos outros casos parecidos envolvendo militares e a conduta da corporação é a mesma.”
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet