Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

COMPANHEIRO MESMO

“Eu não vim para ser vice decorativo”, justifica Niuan sobre presença constante na administração

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Niuan Ribeiro é o vice-prefeito de Cuiabá mais atuante dos últimos anos

Niuan Ribeiro é o vice-prefeito de Cuiabá mais atuante dos últimos anos

Três décadas de problemas históricos com vices, que vão de renúncia a doenças, passando por rivalidade interna e ausência da gestão, fazem do vice-prefeito Niuan Ribeiro (PTB), de Cuiabá, ao lado do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), uma completa exceção à regra. “Eu percorri os bairros junto com Emanuel. Pedi votos e fiz compromissos. Não vim para ser um vice decorativo. Para ser um adorno”, afirmou Niuan, nesta quinta-feira (22), em visita à redação do Olhar Direto.

 
Desde 1986, quando o à época prefeito Dante Martins de Oliveira (in memorian) deixou a Prefeitura de Cuiabá para assumir o Ministério da Reforma e Desenvolvimento Agrário no governo José Sarney, dando posse ao então vice-prefeito da Cidade Verde, coronel Estevão Torquato da Silva, são mais de 30 anos de participações marcantes dos vices, seja para o bem da Capital de Mato Grosso ou passagens de triste lembrança.
 
Leia mais:
- Niuan Ribeiro assume comando do PTB de Cuiabá, destaca grandeza e projeta crescimento

- Emanuel Pinheiro determina que Niuan Ribeiro faça 'mutirão' em prol de convênios pendentes

Por dispositivo da Constituição da República, o vice é um substituto do titular – seja prefeito, governador ou presidente. Niuan não se contentou com isso. “Estou muito focado e apaixonado pelo trabalho no projeto dos 300 anos de Cuiabá [8 de abril de 2019]. E busco ajudar da melhor forma possível, porque o prefeito Emanuel me dá essa liberdade”, argumentou ele.
 
Filho do ex-senador Oswaldo Sobrinho (PTB), que também foi vice-governador, deputado federal, deputado estadual e secretário de Estado de Educação, quando fundou a Universidade de Mato Grosso (Unemat), Niuan tem tem sangue político na veia. Mas nem por isso deixou de se qualificar para colocar o nome à disposição do eleitorado.
 
“Fui presidente da Juventude do PTB de Mato Grosso e fizemos trabalhos sociais, nos bairros de Cuiabá. Então, quando passamos novamente [na campanha de 2016], tínhamos conhecimento de muitos bairros e pudemos contribuir”, justificou Ribeiro, ao explicar sua proximidade com o movimento comunitário.
 
Niuan Ribeiro tem 32 anos. Filho de Oswaldo Sobrinho e Dilza Ribeiro, é advogado formato pela Universidade Federal de Mato grosso (UFMT), especialista em Direito Empresarial. Foi presidente da Juventude Regional do PTB e vice da Nacional. Hoje preside o PTB de Cuiabá e é membro da Executiva Regional.
 
Saga dos vices

Nos últimos 32 anos da Prefeitura de Cuiabá que antecederam Niuan, o vice-prefeito mais atuante na função foi Luiz Vitório Soares (2001-04), atual secretário de Estado de Saúde. Ele foi vice no segundo mandato do prefeito Roberto França (1997-2004). No primeiro, o vice eleito na chapa de França foi o então deputado estadual Roberto Nunes, que renunciou antes de tomar posse.
 
No período, seis vices-prefeitos assumiram a "caneta" no Palácio Alencastro, sendo dois em definitivo – José Meirelles (in memorian), em 1994, substituiu Dante de Oliveira, que renunciou e se elegeu governador de Mato Grosso; e Francisco Bello Galindo Filho (PTB), entrou no lugar de Wilson Santos, que também disputou o governo de Mato Grosso, mas não obteve êxito. Hoje, Wilson é deputado estadual licenciado e secretário de Estado das Cidades (Secid).

A saga iniciada com a redemocratização do país, quando as capitais recuperaram o direito de eleger os seus prefeitos, começou em 1985. Dante teve dois coronéis como vices: Estevão Torquato (1986-88) e José Meirelles (1992-96). Meirelles terminou o mandato de Dante.
 
Na seqüência, Frederico Campos (1989-93) teve a primeira mulher como vice, na história: Beatriz Bressane Spinelli, a Bia, esposa do ex-deputado estadual e federal, e conselheiro aposentado Ubiratan Tom Spinelli, do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
 
Em 1996, o à época deputado federal Roberto França se elegeu prefeito no primeiro turno, tendo seu xará Roberto Nunes de vice. Após se envolver na disputar pela Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá, Nunes renunciou e não assumiu – permaneceu como deputado. Em 2000, França foi reeleito tendo Luiz Soares de vice.
 
Em 2004, Wilson Santos foi eleito prefeito, com a professora Jacy Ribeiro Proença de vice. Ela foi a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Cuiabá. Em 2008, Wilson se reelegeu, tendo o professor e advogado Chico Bello Galindo de vice. Deixou a prefeitura em março de 2010 e Chico Galindo concluiu o mandato, em dezembro de 2012.
 
Mauro Mendes se elegeu prefeito, em outubro de 2012, tendo o então deputado João Antônio Malheiros como vice. Por divergências antes da posse, o vice não assumiu e continuou como deputado estadual.  Malheiros é pai do atual presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Justino Malheiros (PV).  
 
Enfim, em 2016, Emanuel Pinheiro se elegeu, no segundo turno, tendo Niuan Ribeiro de vice. E Niuan já avisou que fica até o final do mandato. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet