Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política MT

um a um

Valtenir afirma que conversará individualmente com cada deputado do PSB e promete novas filiações

Foto: Assessoria

Valtenir afirma que conversará individualmente com cada deputado do PSB e promete novas filiações
O novo presidente do PSB em Mato Grosso, deputado federal Valtenir Pereira, afirmou que vai procurar os deputados estaduais e federais da sigla de forma isolada, para ter conversas individuais, a fim de buscar uma conciliação com o grupo que o vê como persona non grata. Todos os parlamentares estaduais e federais do PSB em MT já demonstraram, publicamente, interesse em tirá-lo do comando da agremiação.


Leia mais:
Mauro Savi diz que não respeitará Valtenir como presidente e o desafia a expulsá-lo do PSB

“Vou conversar com todos eles. Individualmente. Conversando com um, conversando com outro” , disse Valtenir, na tarde desta quinta-feira, na sede da Associação Mato-Grossense de Municípios. No caso, Valtenir refere-se ao ex-presidente da sigla, deputado federal Fabio Garcia, e seus aliados, o ex-prefeito Mauro Mendes (PSB), o deputado federal Adilton Sachetti (PSB), do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), do secretário de Estado de Assistência Social, Max Russi, e dos deputados estaduais Oscar Bezerra, Mauro Savi e Adriano Silva.

“Estou voltando para minha casa, mas para uma casa nova. Por isso o diálogo dentro do partido vai ser a nossa tônica. Conversar com todos. Dialogar, ver quais são os interesses que cada liderança tem, vem como a gente pode ajudar na convergência desses interesses. Minha luta, minha vida partidária no PSB, por onde eu passei, foi sempre construir. Um exemplo o nosso prefeito de Cuiabá. Fiz o prefeito em 2012, fiz o prefeito em 2016, tudo processo de construção”, ponderou.

Valtenir Pereira deixou o PMDB, filiou-se ao PSB e assumiu o comando do partido no dia 15 de junho, a convite do presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, após a dissolução do diretório estadual, que era comandado por Fabio e seu grupo. Essa, não será a primeira vez que Pereira enfrentará essa resistência.

A história de Valtenir com o PSB  teve seu primeiro capítulo de 2005 a 2013, tendo a agremiação comandado em nível estadual até deixar a sigla. Até 2010, Pereira era líder absoluto do partido em Mato Grosso, quando Mauro Mendes então chegou – e junto com ele Fabio Garcia.

Desde então, houveram desentendimentos entre Mauro, seu grupo, e Valtenir com seu grupo. Após ter sido eleito prefeito de Cuiabá, em 2012, Mendes ganhou força dentro da legenda. Um ano depois, com menos espaço político, Valtenir Pereira deixou a sigla e foi para o PROS. Mas não sozinho. Levou 11 dos então 12 prefeitos do PSB e grande parte dos vereadores, desmontando a PSB em Mato Grosso

De lá para cá, Valtenir ainda rodou pelo PMB e, por último, PMDB. Foi rival político do PSB nas eleições de 2016 e, na Câmara dos deputados, esteve no lado oposto da trincheira política de Fabio Garcia várias vezes.

Sem embate, mas...

Se por um lado Valtenir não demonstra interesse em entrar numa guerra contra o grupo político de Mauro Mendes e Fabio Garcia, ele fala em reposicionar o PSB mais próximo a sua ideologia e também em trazer novos filiados.

“Voltei para fazer um reposicionamento na política local e nacional. Dar uma reposicionada inclusive da minha atuação parlamentar. No PSB a gente vai ter a possibilidade de estar mais próximo do que a gente defende. Eu que sou defensor público, forjado nas bases. Fui professor acadêmico. Muito próximo dessa linha fica o PSB”, disse, sem explicar o reposicionamento, no entanto.

E questionado se chegou sozinho no PSB, Valtenir sorriu e avisou. “Isso é questão de tempo. Vai ter cada filiação maravilhosa que você nem imagina.”
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet