Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

BANDEIRA BRANCA

Governo e Fórum Sindical selam acordo e proposta de RGA deve ser aprovada na próxima semana na AL

28 Jun 2017 - 18:58

Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda / Da Redação - Érika Oliveira

Foto: Olhar Direto

Governo e Fórum Sindical selam acordo e proposta de RGA deve ser aprovada na próxima semana na AL
Cerca de dez líderes de categorias sindicais dos servidores do Estado se reuniram com o governador Pedro Taques (PSDB) e sua equipe econômica, no final da tarde desta quarta-feira (28), para selar o acordo final do pagamento da Revisão Geral Anual (RGA). Após uma série de encontros e propostas debatidas, o Executivo se comprometeu a iniciar o repasse da reposição ainda este ano, conforme Olhar Direto já havia adiantado. A proposta será levada para discussão com as bases, mas a expectativa é de que a oferta do Governo seja acatada pelos servidores.


Leia mais:
Governo Taques e Fórum Sindical batem martelo sobre RGA para envio de projeto à AL

“O acordo que foi feito não é o ótimo. Mas, às vezes, o ótimo é inimigo do bom. Isso foi o melhor que pudemos fazer com tudo que está acontecendo no Brasil. Qual a importância dessa aprovação? É a paz”, destacou Pedro Taques.

“Nós somos subordinados ao governador, o senhor teve a confiança maciça da população nas urnas em 2014, nós depositamos essa confiança e sabemos que ainda tem muito tempo de governo, ainda dá para salvar a colheita. É uma página que a gente passa a virar daqui uns dias, a partir do momento que nós colocarmos a proposta para apreciação nas assembleias, para afunilar um desfecho de harmonia”, acrescentou Oscarlino Alves, coordenador do Fórum Sindical.

No acordo, o Governo se propôs a pagar a RGA em três prestações, sendo duas parcelas de 2,19% e uma de 2,20%. A primeira quota, que seria paga em janeiro de 2018, foi antecipada para dezembro de 2017.

Na reunião também ficou definido o pagamento das perdas salariais – uma reivindicação das categorias – ocasionadas pelo escalonamento da RGA. Neste sentindo, os repasses foram divididos em duas prestações, de 1% em outubro de 2018 e 1% em outubro de 2019, esta última podendo ser adiantada em caso de incremento de caixa.

A reunião é um marco na relação entre o Governo e os servidores, que estava desgastada há algum tempo. Além de fecharem acordo sobre a questão da RGA, os representantes do Fórum se comprometeram a “auxiliar” o Executivo a enfrentar esta fase de crise econômica vivida em todo o país.

Os representantes do Fórum Sindical também acreditam que agora inicia-se uma nova fase e todos poderão tocar outros assuntos daqui para frente e deixar a RGA para trás.

“Nós estamos dispostos a auxiliar o senhor, porque a vida dos chefes dos Poderes está mais fácil que a sua, a vida dos empresários do agronegócio está mais fácil que a sua. Então, nós vamos estar juntos nas discussões sobre a lei do teto de gastos, dos incentivos fiscais e desses duodécimos que hoje, nesta conjuntura de escassez de recursos, corrobora contra a execução das políticas públicas”, assegurou Oscarlino.

No encontro desta quarta, o Governo afirmou que vai aguardar a assembleia geral dos servidores para enviar o substitutivo integral ao projeto que já havia sido encaminhado à Assembleia Legislativa. Taques frisou que gostaria que a discussão ocorresse ainda esta semana, para que novo projeto seja enviado o quanto antes ao Legislativo.

Após a reunião, os servidores destacaram a atuação do presidente da AL-MT, Eduardo Botelho (PSB) – presente no encontro -, como uma ponte entre o Governo e os servidores. E afirmaram que o chefe do Legislativo “trouxe calma” quando não havia diálogo entre as partes.

“Foi um avanço, sobretudo pela insistência e persistência do pessoal do Fórum. No final de tudo isso, nós fizemos um acordo para recuperar a imagem do trabalho público que nós prestamos para a sociedade”, agradeceu Botelho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet