Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Greve Geral

Apenas 50% dos ônibus rodam nesta sexta e estudantes e professores da UFMT fecham Fernando Corrêa

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Apenas 50% dos ônibus rodam nesta sexta e estudantes e professores da UFMT fecham Fernando Corrêa
Teve início nesta sexta-feira (30) uma nova Greve Geral de diversas categorias em todo o país. Na capital mato-grossense, apenas 50% da frota dos ônibus está circulando na rua, o que gerou reclamações de diversos usuários do transporte coletivo. Os estudantes, docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) devem fechar a avenida Fernando Corrêa da Costa nesta manhã.


Leia mais:
Veja lista de categorias que irão aderir a greve geral desta sexta
 
O presidente do Sindicato dos Empregados do Transporte Coletivo, Ledevino Conceição, explicou ao Olhar Direto como é o planejamento dos protestos. “Como estava previsto, nós estamos circulando com apenas 50% da frota nesta sexta. A programação é que continue assim durante todo o dia, até que sejam recolhidos os veículos para a garagem”.
 
Diversos usuários do transporte coletivo informaram ao Olhar Direto que os ônibus estão praticamente ‘escassos’ em algumas linhas. Vários pontos ficaram lotados por conta da situação. Em alguns deles, as pessoas reclamaram que os motoristas não estavam parando. Sobre isto, Ledevino argumenta que “quando isto acontece, é porque o veículo está lotado e o condutor sabe que está vindo outro ônibus logo atrás”.
 
O presidente do sindicato também garantiu que não haverá paralisação total do transporte coletivo. Ao todo, são 602 coletivos e 52 micro-ônibus que atendem 295 mil usuários em Cuiabá e Várzea Grande.
 
UFMT
 
Os estudantes, docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) também organizaram diversas atividades para esta sexta-feira. Estava previsto para às 08 horas o fechamento da avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá. Além disso, às 14 horas, todos irão se concentrar na praça do Restaurante Universitário (RU) para uma carreata até a Praça Ipiranga, no Centro, onde acontece um ato conjunto, programado para às 15 horas.
 
Entre as categorias que irão aderir ao movimento estão Correios, judiciário federal, bancários e professores. No país, a data foi escolhida por centrais sindicais e movimentos populares para uma nova greve geral marcada em protesto contra as reformas da Previdência e Trabalhista e ainda contra o governo Michel Temer (PMDB).
 
Os seguintes sindicatos já confirmaram que irão aderir a greve geral: Sinetran-MT (Trabalhadores do Detran de MT); Sindimed-MT(Médicos do estado de MT); Sintect- MT (Trabalhadores nos correios de MT); Sindjufe-MT (Trabalhadores do judiciário federal); Sindes-MT (Trabalhadores do desenvolvimento econômico social); Sinasefe-mt Secção São Vicente (Trabalhadores do IFMT SÃO VICENTE); Seeb-MT (BANCÁRIOS DE MT); Sintep-MT (Educação municipal e estadual MT); Sintuf-MT (Trabalhadores técnicos federais UFMT); Adunemat (Professores universitários da Unemat); Sindsep-MT(Servidores federais) e Adufmat-MT(professores(as) UFMT).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet