Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Armadilha fotográfica

Onça pintada é flagrada próximo a centro de cidade de Mato Grosso; veja

Foto: Reprodução

Onça pintada é flagrada próximo a centro de cidade de Mato Grosso;  veja
Uma onça pintada foi flagrada por uma armadilha fotográfica instalada no experimento de restauração de reserva legal da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (477 km de Cuiabá). O local fica a apenas dez quilômetros do centro da cidade. O flagra aconteceu no dia 11 deste mês. Pegadas já haviam sido encontradas anteriormente em diversos pontos do local.


Leia mais:
É hora da onça beber água: a saga dos turistas em busca da observação dos famosos felinos do pantanal
 
A imagem assustou alguns dos servidores que têm de transitar pelo campo. Existe ainda a preocupação com o gado da região. Para os pesquisadores, a presença do animal é um sinal positivo para a pesquisa que avalia diferentes formas de recomposição de reserva legal e de como a fauna e flora retomam a ocupação das áreas antes desflorestadas.
 
Em entrevista ao Só Notícias, o pesquisador Ingo Isernhagen, responsável pelo experimento, diz que “a presença da onça é um bom sinal para a saúde do ecossistema, mostrando como a restauração pode ajudar na preservação”. Como a mata que passa na Embrapa segue um curso d’água e se liga ao rio Teles Pires, com grande extensão de mata ciliar, ela a usa como um corredor de passagem.
 
“Por mais que tenha curral com gado ali próximo, como até hoje não se registrou nenhum ataque, é sinal que ela não está ali pelos bovinos. Até porque na região ainda têm muitos animais que são presas para ela, como cateto e queixada”, disse o biólogo Patrick Lazari. Os felinos chegam a circular por um raio de mais de 100 km.
 
Antes, funcionários da Embrapa já haviam avistado uma onça parda na região. O registro fotográfico da onça pintada faz parte do monitoramento da fauna no experimento de restauração de reserva legal. O trabalho é coordenado pelo biólogo Patrick Lazari, da Unemat, com apoio da UFMT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet