Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Efeitos da crise

Assembleia autoriza municípios inadimplentes a receberem emendas parlamentares

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Assembleia autoriza municípios inadimplentes a receberem emendas parlamentares
A Assembleia Legislativa promulgou, nesta quarta-feira (19), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 79/2017, que define o pagamento de emendas parlamentares a municípios em situação de extrema dificuldade financeira. A proposta, de autoria do deputado Zeca Viana (PDT), deverá dar folego aos municípios que não estão conseguindo captar recursos em função da inadimplência. Isto porque a PEC autoriza o pagamento de emendas parlamentares mesmo sem necessidade de certidões.


Leia mais:
Servidores de Várzea Grande terão acesso a plano médico e odontológico com desconto

"Estamos apenas adequando a Constituição Estadual à Federal, que já prevê essa inexigibilidade. Acontece que, ao assumir o mandato, muitos gestores se deparam com problemas de outros prefeitos e por isso o município fica impedido de receber emendas. Essa PEC vai ajudar principalmente as cidades pequenas, que precisam muito desses recursos e estão sofrendo mais os efeitos da crise", explica o deputado.

A emenda, publicada no Diário Oficial que circula nesta quarta-feira (19), adiciona o parágrafo 14 à Constituição Estadual, extinguindo a exigência de certidões negativas de débito para o pagamento de emendas.

“Essa PEC, quero deixar bem claro, é exclusiva para o pagamento de emendas parlamentares, que são aqueles recursos que os deputados enviam às prefeituras para realizar uma obra ou custear algumas ações. Não tem nada a ver com convênios”, esclareceu Viana, destacando que a nova regra não representa um “perdão aos devedores”, como temiam alguns interlocutores.

MONITORAMENTO E CONTROLE

Os municípios e Estados podem ser enquadrados como inadimplentes se não seguirem critérios exigidos pelos sistemas de controle e monitoramento de repasse de verba e contas públicas para celebrar convênios com o governo Federal ou estadual. No caso do governo de Mato Grosso, trata-se do Sistema de Gerenciamento de Convênios (SIGCon).

No âmbito do governo Federal há o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), vinculado ao Ministério da Fazenda, e o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), administrado pelo Banco Central. O Cauc confere diariamente 12 quesitos fiscais para transferência de verba da União.

Municípios podem receber transferência obrigatória de emendas da União independente da adimplência do município destinatário, como estabelece o art. 166, parágrafo 13 da Constituição Federal. Essa mudança foi incluída pela Emenda Constitucional número 86, de 2015.

Um estudo recente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) mostra que 13 municípios de Mato Grosso estavam inadimplentes quanto aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), segundo levantamento feito pela organização no ano de 2015 e no primeiro semestre de 2016.

Ao final de junho, equipes do TCE farão novo estudo sobre a inadimplência previdenciária dos municípios relativo a julho a dezembro de 2016. Técnicos e gestores do tribunal lembram que a quantidade de municípios na condição alterna, uma vez que alguns gestores quitam os débitos e saem da condição de devedores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet