Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Impacto ambiental

Ação integrada fecha garimpo clandestino e prende 21 pessoas em cidade de MT

Foto: Divulgação/PJC

Ação integrada fecha garimpo clandestino e prende 21 pessoas em cidade de MT
Uma ação conjunta entre as polícias Civil, Militar e sistema penitenciário resultou na prisão de 21 pessoas na última quarta-feira (19), suspeitas de atuar na exploração de minérios, em uma área de garimpo clandestino, no município de Aripuanã (1.002 km de Cuiabá).


Os presos foram flagrados explorando a área, localizada a 18 quilômetros da cidade, onde aproximadamente 10 alqueires de floresta amazônica foram devastados, sem qualquer avaliação de impacto ambiental. Os garimpeiros reviraram o solo e subsolo a procura de metais preciosos.

Leia Mais: 
Caminhão caçamba cai em buraco de garimpo após deslizar em barranco

Em razão da somatória das penas ultrapassar o limite de quatro anos, não foi arbitrado fiança na Delegacia da Polícia Civil para nenhum dos detidos.

Os 21 detidos foram autuados em crimes de associação criminosa, destruição de floresta nativa, extração ilegal de recursos naturais e esbulho possessório, todos, conforme a investigação, cometidos em concurso material.

De acordo com o delegado Alexandre da Silva Nazareth, o cenário encontrado na área rural se “apresentou desolador”. “Aproximadamente 10 alqueires da floresta amazônica foram derrubados, sem qualquer avaliação de impacto ambiental, para a prática acentuada da extração ilegal do ouro”, afirmou.

Os garimpeiros foram surpreendidos separando as pedras maiores de dada porção de terra, outros as lançavam nos lavabos grandes de madeira para purificá-la em porções menores, com o uso de motores bombas. Uma escavadeira hidráulica também foi flagrada revirando o solo e o subsolo e outros garimpeiros batiam à areia em busca de metais preciosos.

No local, os policiais e agentes aprenderam cinco motocicletas, pequena amostra de ouro em pó, balança de precisão, escavadeira hidráulica. Os materiais e equipamentos foram levados para a Delegacia da Polícia Civil.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), será oficiado para autuações administrativas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet