Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

De olho em 2018

Democratas intensifica "assedio" a deputados e busca prefeito para aumentar musculatura no Estado

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Jayme Campos em diálogo com Dilmar Dal'Bosco

Jayme Campos em diálogo com Dilmar Dal'Bosco

As principais lideranças do Democratas em Mato Grosso estão, a todo custo, tentando aumentar o "peso" da legenda no Estado. Capitaneado por Jayme Campos, cuja trajetória política dispensa apresentações, o presidente regional do DEM, deputado estadual Dilmar Dal’Bosco, intensificou as articulações e já fez convites às principais figuras em evidência atualmente no Estado. Entre os sondados estão o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), e até o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB).


Leia mais:
- Crise política nacional pode provocar “racha” em grupo do PSB em MT; deputados cogitam ir para o DEM
- Emanuel admite convite do DEM mas afirma que não tem pretensão de deixar PMDB

“O Democratas está de portas abertas para quem deseja trabalhar por Mato Grosso. Tive uma conversa muito interessante com os deputados [federais] Fábio Garcia e Adilton Sachetti há poucos dias e formulei o convite para que venham se filiar ao DEM”, afirmou Jayme Campos, dirigente do DEM e atual secretário de Assuntos Estratégicos de Várzea Grande.

O que chama a atenção no fato de Jayme ter se reunido com Garcia e Sachetti é a possibilidade de o DEM conseguir, numa só cartada, aglutinar mais de dez políticos importantes, que compõem o “grupão” dos dissidentes do PSB.

Nessa mesma manobra, arrastaria um grande volume de votos não só na Capital do Estado, mas principalmente no interior, onde esses políticos exercem grande influência. E o convite, como confirmou Jayme Campos, se estendeu a todos.

“Eu sou aliado do governador Pedro Taques, com o DEM. O líder do governo, deputado Dilmar Dal’Bosco, é presidente regional do Democratas. E o convite do DEM para este grupo [dissidentes do PSB] é para manter a base aliada unida e fortalecer o governador”, garantiu.

Entre os cotados, assim como Botelho, Garcia e Sachetti, estão os deputados estaduais Oscar Bezerra, Max Russi, Adriano Silva e Mauro Savi, o secretário de Estado Suelme Evangelista e o ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes, considerado uma das principais figuras das eleições de 2018.

Várias frentes

Assim como havia divulgado o Olhar Direto, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), também assumiu ter mantido conversas com o deputado Dilmar Dal’Bosco. E embora negue com veemência que vá deixar o PMDB, os rumores em torno de sua desfiliação têm ganhado cada vez mais força nos bastidos, principalmente por causa de sua aproximação repentina ao governador Pedro Taques (PSDB).

“É um partido ao qual eu sempre fui muito ligado às lideranças como o Jonas Pinheiro, o Julio Campos, o Jayme Campos, que fazem parte da minha vida pública. Entretanto, não há no meu radar político, no momento, a intenção de mudar de partido. Eu fiquei bastante lisonjeado com o convite, mas por enquanto não tem porque sair, eu fico no PMDB”, afirmou o prefeito, no início desta semana.

Articulações nacionais

Os convites do DEM não têm se restringido a Mato Grosso. Com a possibilidade do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumir a presidência da República, num eventual afastamento de Michel Temer (PMDB), as articulações a nível nacional também vêm ganhando força.

Em um verdadeiro cabo de guerra, Temer e Maia estão realizando inúmeras reuniões com políticos dos mais diversos partidos, principalmente com os dissidentes do PSB.
No caso dos deputados de Mato Grosso, embora simpatizem com Temer, as chances maiores são de filiação ao DEM, uma vez que o PMDB aqui no Estado, para eles, não é sequer considerado.

“É preciso entender que o que se discute lá em Brasília não se encaixa no cenário político de Mato Grosso. Aqui é briga de foice. Eu tenho certeza que falo por todo o grupo, não há a menor possibilidade de alguém daqui ir para o PMDB, isso está totalmente descartado”, assegurou o deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), que integra o grupão dos dissidentes. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet