Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

PORTAS ABERTAS

UPA Ipasse ultrapassa 111 mil pessoas atendidas e bate recorde; saúde consome 28% das receitas de Várzea Grande

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

UPA Ipasse ultrapassa 111 mil pessoas atendidas e bate recorde; saúde consome 28% das receitas de Várzea Grande
Considerada uma das mais modernas do Centro-Oeste, a UPA Ipase já passou de 111,48 mil atendimentos, em apenas um ano de funcionamento. A unidade foi inaugurada em 22 de junho de 2016 pelo governador Pedro Taques (PSDB) com a prefeita Lucimar Sacre de  Campos (DEM) e o ex-senador Jayme Campos (DEM), e possui uma media de 10,76 mil atendimentos por mês.

 
Por causa da alta demanda, seja na UPA Ipase, no Hospital e Pronto Socorro Municipal, Policlínicas ou demais unidades, a Prefeitura de Várzea Grande investe 28% das receitas correntes líquidas em saúde, embora a legislação estipule 15%.
 
Leia Mais:
 - Pedro Taques inaugura UPA, promete verba e fica próximo do projeto de reeleição de Lucimar 

- UPA de Várzea Grande passará receber recursos federais após comprovar 32 mil atendimentos

No caso da UPA Ipase, a explicação para a busca é simples:  funcionamento por  24 horas, durante 365 dias por ano.
 
“Temos aqui um exemplo de funcionalidade, de política de resultados, pois nos dedicamos para que a saúde em Várzea Grande seja exemplar e possa atender as demandas existentes”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos ao lembrar que paulatinamente tem destinado cada vez mais recursos públicos para essa área tão essencial como a saúde pública.
 
Nos quatro primeiros meses deste ano de 2017, os investimentos em saúde pública consumiram 28% das receitas correntes, quanto a previsão da lei é de que a Saúde tem que receber 15% das receitas arrecadadas pela administração municipal, numa clara demonstração do compromisso da atual gestão para com este setor preponderante e de essencial funcionalidade para os cidadãos.
 
“Falar que vamos conseguir debelar todos os problemas existentes na saúde seria enganar a população, mas reafirmo que somos determinados e empenhados na busca de soluções que atendam e promovam uma saúde de resultados para todos aqueles que necessitem”, disse a prefeita lembrando que pretende avançar ainda mais, tanto que não param as obras no setor.
 
Ela considerou como exemplar o funcionamento e o atendimento da UPA Ipase, reafirmou compromisso de iniciar ainda neste ano e entregar em 2018 às obras da UPA Cristo Rei que será a terceira unidade de Várzea Grande a funcionar 24 horas todos os dias, além de outras 07 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que deixaram de ser entregues na gestão passada e que serão entregues até 2020.
 
O secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, lembrou dos esforços do ex-secretário Luiz Vitório Soares, atual secretário de Estado de Saúde, para colocar a unidade para funcionar.
 
“A UPA IPASE foi deixada pela administração passada e todo um esforço teve que ser feito para que a mesma tivesse suas obras concluídas e equipada e fosse colocada para funcionar, então a data de hoje é fundamental e importante para a cidade, para a população e para nós servidores da área médica e profissionais que sabem da importância do trabalho que eles prestam para Várzea Grande e sua gente”, frisou Diógenes Marcondes.
 
Lucimar Sacre de Campos reafirmou ainda a entrega das obras de 20 leitos de UTI do Hospital e Pronto Socorro, o novo Centro Cirúrgico com três salas e a Rede Cegonha com outros três centros cirúrgicos para efetivamente permitir que entre 150 e 200 crianças possam nascer em Várzea Grande.
 
“Uma de nossas principais missões está sendo melhorar a saúde e estamos conseguindo paulatinamente fazer com que essa se torne uma grande realidade para nossa cidade e nossa gente”, disse a prefeita apontando que a efetividade nos atendimentos da UPA IPASE e das outras 35 unidades de saúde de Várzea Grande, dependem muito da força humana que cada servidor administrativo ou médico proporciona com suas funções.
 
A chefe do Poder Executivo ressaltou também todos os esforços da administração municipal para dotar as unidades de saúde de insumos básicos para funcionamento e para atendimento a população que necessita de atendimento.
 
“Para se ter uma noção, saímos de 20% de cobertura na Atenção Básica para 42,79%, um crescimento de mais de 100%, sendo que a Atenção Básica é essencial, pois são os atendimentos que podem ser feitos nas unidades de saúde sem a necessidade de se ir ao Hospital e Pronto Socorro Municipal e a UPA IPASE”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos.
 
Diógenes Marcondes frisou que as unidades de Atenção Básica foram dotadas de insumos e servidores para prestarem serviços que anteriormente não eram prestados, como vacinação, suturas, curativos, consultas, enfim tudo que uma unidade necessita para os primeiros atendimentos, evitando assim que as pessoas procurem o Hospital e Pronto Socorro e a UPA IPASE que ficam para atendimentos de urgência e emergência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet