Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Prefeitura x Estado

Emanuel acusa secretário de Cultura de intransigência e Leandro Carvalho rebate

Foto: Reprodução

Emanuel acusa secretário de Cultura de intransigência e Leandro Carvalho rebate
A relação entre o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB) e o governador Pedro Taques (PSDB) vai muito bem, obrigada. O mesmo não se pode dizer do vínculo mantido entre o peemedebista e o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, acusado pelo prefeito de ser intransigente no caso da desocupação do prédio ocupado atualmente pela Secretaria de Cultura (Sec-MT) e que pertence à Prefeitura de Cuiabá. Leandro Carvalho, por sua vez, afirma que a situação só não foi resolvida pela falta de traquejo de Emanuel Pinheiro.


Leia mais:
Secretaria de Estado de Cultura pode ser 'despejada' para dar lugar à Secretaria dos 300 anos de Cuiabá

“Eu não quero problema nenhum, pelo contrário, eu estou muito bem com o governador Pedro Taques, ele tem sido um parceiro de Cuiabá e tem nos ajudado bastante. Eu não vou brigar por causa de um prédio. Mas eu preciso sair do aluguel e desde a posse que eu converso com o secretário Leandro Carvalho para que ele ou me devolva o prédio, que é da Prefeitura, e resolve o nosso problema, ou a gente divide aquele espaço. Ele conseguiu a proeza de nesses setes meses não resolver nenhuma das alternativas”, afirmou Emanuel Pinheiro, nesta sexta-feira (04), em conversa com jornalistas nos corredores do Alencastro.  

E as acusações não pararam por aí. Emanuel, que até então estava evitando tocar no assunto, soltou o verbo nesta sexta-feira e afirmou que deu inúmeras alternativas ao secretário, dentre elas a cessão, por parte do Governo do Estado, da Casa dos Governadores para a Prefeitura.

O prédio da Residência dos Governadores possui 569,25 m² de área construída e está dividido em 26 cômodos. Foi tombado como patrimônio do Estado em 1983.

Segundo Emanuel, a Prefeitura de Cuiabá tem gastado cerca de R$ 300 mil mensais para custear o aluguel de prédios para abrigar as secretarias municipais. Se conseguir retomar o antigo Moitará Sebrae Center (prédio da Sec-MT), o prefeito afirma que alocará no local as Secretarias Municipais de Cultura, Turismo e Esporte, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, além da recém-criada Secretaria dos 300 anos.

“Eu gostaria muito de ir para lá, pelo menos para ocupar a parte de baixo e fazer um trabalho integrado com o Estado, e eu vou saindo do aluguel que é uma meta minha para otimizar os custos. Ele falou com a minha equipe e o último posicionamento que ele deu é que ele preferia entregar tudo a dividir o espaço. Então, preferimos pegar tudo. Honestamente, ninguém tolera mais tanta insensibilidade e falta de traquejo por parte do secretário Leandro”, argumentou Emanuel Pinheiro.

Leandro Carvalho, que acompanha o governador esta semana na Caravana da Transformação, em Barra do Garças, se manifestou por meio de nota e disse que “ofereceu diversas opções para a instalação de estrutura administrativa municipal, como as edificações da Casa Cuiabana e do Museu Histórico, localizado na Praça da República”. Mas, segundo o secretário, Emanuel  “considerou estes imóveis inadequados para estes fins”.

Leia a íntegra da nota:

A Secretaria de Estado de Cultura esclarece que:
 
1 – Tem construído ótimo relacionamento com as prefeituras municipais de todo Estado, atuando sempre em parceria e de forma integrada.
 
2 - Com relação ao Moitará, a SEC informa que vem mantendo diálogo em reuniões propositivas com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, com contato direto com prefeito e secretários municipais.
 
3 - A desocupação do piso térreo do edifício Moitará proposta pela Prefeitura é tecnicamente inviável pois ali trabalham mais de 50 pessoas. Não há espaço suficiente no primeiro piso para acomoda-las de forma adequada. Assim, não se trata de uma decisão subjetiva ou pessoal. Ao todo, mais de 150 pessoas trabalham no edifício sede da Secretaria Estadual de Cultura.
 
4 - Como forma de apoiar as propostas da Prefeitura de Cuiabá para as celebrações de 300 da capital, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, ofereceu diversas opções para a instalação de estrutura administrativa municipal, como as edificações da Casa Cuiabana e do Museu Histórico, localizado na Praça da República. A Prefeitura considerou estes imóveis inadequados para estes fins.
 
5 - A Secretaria de Estado de Cultura foi notificada no dia 02 de agosto e levou o assunto ao conhecimento da PGE e Seges-MT para que o caso seja estudado em profundidade.
 
6 - A Secretaria Estadual de Cultura reforça sua disposição em trabalhar em parceria com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, como vem fazendo nos últimos anos, em benefício de toda a população.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet