Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

5 estados

PF apura fraudes em licitação do VLT e cumpre 19 mandados em MT e mais 4 estados; Maurício Guimarães é conduzido; fotos

09 Ago 2017 - 07:45

Da Redação - Vinicius Mendes / Da Reportagem Local - Wesley Santiago

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

POLÍCIA FEDERAL

POLÍCIA FEDERAL

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (09) operação denominada ‘Descarrilho’, cujo objetivo seria apurar irregularidades na obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Os agentes estão espalhados pela cidade, onde cumprem mandados.  Um prédio comercial, localizado na avenida Getúlio Vargas, seria um dos alvos. O ex-secretário da Secopa Maurício Guimarães foi conduzido coercivamente e o escritório do empresário Ricardo Novis também sofreu busca e apreensão.


Leia também:
Indisciplina a bordo faz PF retirar casal de empresários de voo da LATAM para Cuiabá

A ação apura os crimes de fraude a procedimento licitatório, associação criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de capitais, em tese ocorridos durante a escolha do modal VLT e sua execução na Capital de Mato Grosso.

Estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, sendo 10 em Cuiabá (MT), um em Várzea Grande (MT), um em Belo Horizonte (MG), um no Rio de Janeiro (RJ), um em Petrópolis (RJ), dois em São Paulo (SP) e dois em Curitiba (PR). A PF cumpriu ainda um mandado de condução coercitiva na capital mato-grossense.

Durante as investigações, descobriu-se elementos que apontam fundados indícios de acertos de propina com representantes de empresas integrantes do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, bem como desvio de recursos por intermédio de empresas subcontratadas pelo consórcio.

O inquérito policial tramita perante à Justiça Federal - 7ª Vara da Seção Judiciária de Mato Grosso e a operação é conduzida pelo delegado federal Wilson Rodrigues de Souza Filho.
 
VLT
 
A obra do modal de transporte está paralisada desde o final de 2014 e, devido à divergência entre os valores solicitados pelo consórcio para concluir o VLT e o valor que a atual gestão está disposta a pagar, o governador judicializaou a questão. O governo passado já pagou R$ 1,066 bilhão ao consórcio VLT Cuiabá, do total de R$ 1,477 bilhão pelo qual a obra foi contratada.
 
Projeto
 
O modal terá dois eixos, Aeroporto-CPA e Centro-Coxipó, e será implantado no canteiro central das avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande; XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça, Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, totalizando 22 km de extensão.

Vídeos:

Duas viaturas da PF pararam em frente a um edifício comercial na avenida Getúlio Vargas, por volta das 8h desta quarta-feira (09). O objetivo seria realizar busca e apreensão no escritório onde atua Maurício Guimarães.

Acompanhe aqui

08h40 - O ex-secretário da Secopa (Secretaria da Copa) Maurício Guimarães foi conduzido coercivamente para prestar depoimento na Polícia Federal. Ele já está sendo ouvido pelo delegado Wilson Rodrigues.

08h41 - Maurício Guimarães assumiu a titularidade da Secopa em abril de 2012 e liderou a pasta até o final do evento. As equipes da PF ainda estão nas ruas da Capital cumprindo os mandados em residências e estabelecimentos comerciais.

09h25 - O escritório do empresário Ricardo Neves, filho do ex-reitor da UFMT Gabriel Novis Neves, também seria um dos alvos da operação, mas até o momento a Polícia Federal não confirmou. A operação já apreendeu mídias e documentos dos alvos.

09h34 - O Governo do Estado ainda não se posicionou sobre a operação da PF e somente deverá fazê-lo quando tomar conhecimento sobre detalhes da ação. 

09h35 - O empresário do ramo de fomento mercantil, Ricardo Bourbon Neves, foi confirmado como um dos alvos da PF. Em sua casa e seu escritório foram cumpridas ordens judiciais.
 
 

09h36 - O advogado Ricardo Monteiro, que defende Ricardo Bourbon Novis, afirmou ao Olhar Direto que ele não possui vínculo nenhum  com o VLT e nem com o ex-secretário da pasta, Maurício Guimarães.

09h37 - A defesa de Neves ainda confirmou que HDs foram apreendidos na sede do escritório, instalado na avenida Getúlio Vargas.  

09h54 – O deputado estadual Romoaldo Júnior (PMDB), que foi sub relator da antiga Comissão de Fiscalização das Obras da Copa 2011-2014 na legislatura passada e líder do governo Silval Barbosa se recusou a dar entrevista sobre o assunto.
 
09h55 – Romoaldo limitou-se a dizer que “investigar é atribuição do MP”. Ele argumenta que  à Assembléia Legislativa cabe somente a função de fiscalizar.

09h59 – O deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou irregularidades nas obras do VLT em Cuiabá não descartou a hipótese de o relatório produzido pela CPI ter subsidiado de alguma forma as investigações, uma vez eu o que foi levantado acabou sendo repassado para o Ministério Público Federal.
 
10h01 – Os trabalhos da CPI do VLT indicaram que houve sobrepreço envolvendo o modal e apontou responsabilidade de sete agentes políticos, incluindo o ex-governador Silval Barbosa e o ex-Secopa Maurício Guimarães, que foi alvo de condução coercitiva pela PF na manhã desta quarta-feira (9).
 

10h56 - Uma equipe da Polícia Federal cumpre mandados no oitavo andar do condomínio de luxo Privilege, no bairro Goiabeiras, em Cuiabá. 



11h10 -  A Polícia Federal informou que todos os 11 mandados na Grande Cuiabá já foram cumpridos, porém algumas equipes ainda estão retornando à sede da PF.

11h22 - O ex-secretário da Secopa, Maurício Guimarães, acaba de deixar a sede daPF em um caminhonete, acompanhado de seus advogados. Eles não falaram com a imprensa.

11h30 - Veja abaixo o momento em que Guimarães deixa a PF após prestar depoimento: 


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet