Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

TURISMO EM MT

Conselho estadual de Turismo é criado em Mato Grosso; Taques planeja substituir Secretaria Adjunta por Secretaria do Estado

Foto: Vinicius Mendes

Conselho estadual de Turismo é criado em Mato Grosso; Taques planeja substituir Secretaria Adjunta por Secretaria do Estado
Foi criado na na noite desta sexta-feira (11) o Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso. A solienidade foi realizada ás 20h, no Anfiteatro da CDL, no Centro de Cuiabá. Estiveram presentes políticos como o Governador Pedro Taques (PSDB) e o Secretário de Estado de Cidades Wilson Santos, entre outros. Durante o evento, o governador disse que planeja criar uma Secretaria de Estado de Turismo para substituir a atual Secretaria Adjunta.


Leia mais:
Ônibus para turismo na capital deverá ser apresentado em breve

O Poder público e a sociedade civil serão representados no Conselho por 15 membros titulares e 14 membros suplentes. O Conselho Estadual de Turismo terá a função de discutir as possibilidades, planejamentos e soluções para o turismo em Mato Grosso. O presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso (Sindetur), Oiran Gutierrez, afirmou que é importante a participação da sociedade civil nesta discussão sobre o setor.

“Nós não queremos mandar, ou determinar algo no turismo, mas é fundamental a sociedade organizada ajudar a deliberar, ser consultada, porque é o desenvolvimento do setor. Governos mudam, trocam, e o rumo do Conselho continua. Então isso é o fundamental do Conselho. O Conselho terá reuniões periódicas para tratar destes assuntos. Isso aqui foi um avanço muito grande para o setor”, disse Gutierrez.

Durante seu discurso, o governador Pedro Taques disse que planeja criar uma empresa para que o turismo em Mato Grosso seja mais divulgado. Ele também falou que pensa em criar uma Secretaria de Estado de Turismo para substituir a atual Secretaria Adjunta de Turismo, e segundo Taques, a nova secretaria também será chefiada por Luiz Carlos Nigro. Nigro afirmou que a criação do conselho é um avanço para o setor, e que será um legado para Mato Grosso, independente das próximas gestões.

“Quando nós temos um conselho estadualconsultivo e deliberativo, nós teremos a certeza de que as políticas públicas do turismo, que forem decididas pelas autoridades, será mantida mesmo com a troca de Governo, porque o grande problema que nós vemos no turismo aqui no Estado de Mato Grosso, é a falta da continuidade, e a continuidade só será conseguida se nós tivermos um conselho forte, consultivo e deliberativo, como é o caso deste que foi criado”, disse o secretário.

A primeira ação do Conselho deve acontecer já nas próximas semanas, afirmou Nigro, e irá traçar os objetivos para o desenvolvimento do turismo no Estado.

“Então a primeira ação dele será uma reunião, onde nós iremos traçar as prioridades, o planejamento estratégico de médio e longo prazo, para que nós possamos desenvolver o turismo. E quando mudar de gestão, se o novo secretário quiser mudar alguma coisa, isto será discutido com o Conselho. A importância é discutr e conversar”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet