Olhar Direto

Terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Notícias / Política MT

Aula de Redação para o Enem vira coqueluche dos jovens na Caravana da Transformação; professor ensina brincando

Da Redação - Ronaldo Pacheco

12 Ago 2017 - 16:20

Foto: Ronaldo Mazza / ALMT

Professor Sérgio Cintra possui quase quatro décadas de experiência, em sala de aula

Professor Sérgio Cintra possui quase quatro décadas de experiência, em sala de aula

Considerada por alguns como evento destinado a idosos e até enfermos, a Caravana da Transformação passa a atrair cada vez mais jovens e adolescentes bastante saudáveis por conta de um trabalho que surgiu quase como ‘conversa de corredor’: a aula preparatória para a temida prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada das universidades públicas.
 
A aula de Redação pegou com tamanha potência que atraiu mais de 700 alunos na ediçaõ de Alta Floresta da Caravana da Transformação e, depois, quase 900, na semana passada, em Barra do Garças. A reportagem do Olhar Direto apurou que até mesmo o governador Pedro Taques (PSDB) ficou fascinado como  volume de jovens que acorreu à Caravana da Transformação, para assistirem à aula de Redação.

Leia Mais:
- Pedro Taques enfatiza vocação social de Caravana da Cidadania e entrega cartões do Pró-Família a cidade do Nortão

- Taques defende Caravana da Transformação e diz que muitos esperariam anos por cirurgia

E o responsável por atrair os jovens é um velho conhecido dos antigos cursinhos pré-vestibulares de Mato Grosso: professor Sérgio Cintra. Ele faz um trabalho voluntário de suma importância, notadamente para estudantes que se sentem intimidados quando o assunto é a Redação.
 
Todavia, antes teve de convencer  o governador José Pedro Taques (PSDB) e o secretário de Governo, José Arlindo Oliveira, coordenador da Caravana, quanto á viabilidade do projeto.  “A aula é simples, direta e objetiva. Quem prestar atenção aprende mesmo e tem condições de tirar uma nota razoável, talvez acima de 600, na prova de Redação”, observou Sérgio Cintra, com a experiência de quase quatro décadas em sala de aula, ministrando diferentes disciplinas, mas sempre ligado á língua portuguesa, literatura e redação.
 
Sérgio Cintra é diretor do Núcleo Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e contribuiu para a implatanção de  diversos cursinhos, entre os quais os extintos Cuaiabá Vest e MT Vest.

 

EAD e Presenciais
 
Na sua paixão por ensino, Sérgio Cintra contribuiu para a criação e implantação do MT Enem, vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). E, também, para a Parceria Privada Pró Enem (Proppem), executado pela Secretaria de Estado de Educação.
 
No MT Enem são mais de três mil alunos no ensino à distância e 1,35 mil no presencial, distribuídos em nove polos. A Seciteci implantou dois polos no Cristo Rei, em Várzea Grande; três polos no CPA-I (Morada da Serra) e CPA-III, na região Norte de Cuiabá; dois polos na Escola Estadual Presidente Médici, um na Escola Cesário Neto e um no bairro Boa Esperança.

De forma a facilitar o entendimento, o MT Enem trás aulas específicas para o concurso, com destaque para a Redação, com didática muito mais simplificada. Quando o aluno efetua a matrícula, já recebe a camiseta e a apostila do MT Enem, de forma que, se form em Cuiabá, tem direito ao passe livre estudantil e, em Várzea Grande, à meia passagem.
 
Sérgio Cintra explicou que há um trabalho conjunto, articulado pelo secretário Marco Aurélio Marrafon, titular da Seduc, com o deputado Doutor Leonardo Albuquerque (PSD), para fomentar o Proppem  e atende cerca de 600 estudantes, em Cáceres. Praticamente todos são vestibulandos da Univerisade de Mato Grosso (Unemat).
  

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Jurandir Moura
    16 Ago 2017 às 10:46

    Sergio Cintra, .eus Parabéns por essa linda missão, a de ensinar. Conheço muito bem o seu lado profissional. Você é um exemplo de professor. Merece o meu elogio. Continue assim meu amigo.

  • silvio lopes de moraes
    12 Ago 2017 às 17:29

    Fornece uma educação pífia durante toda trajetória na escola publica,ai faz uma caravana da enganação,Deus nos livres dessa politica,e o povo que acorde.

Sitevip Internet