Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

PERDAS SALARIAIS

Servidores do Detran protestam em frente ao Paiaguás e Governo diz que salário não está defasado

11 Set 2017 - 17:46

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco/ Da Redação - Érika Oliveira

Foto: Alair Ribeiro/MidiaNews

Servidores do Detran protestam em frente ao Paiaguás e Governo diz que salário não está defasado
Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), que deflagraram greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (11), estiveram no Palácio Paiaguás nesta tarde para cobrar o reajuste da tabela salarial, que segundo a categoria está defasada desde 2011. O Governo, por sua vez, rebate esta afirmação.


Leia mais:
Servidores do Detran-MT iniciam greve em todo o Estado e organizam mobilização

Em conversa com o Olhar Direto, o secretário de Fazenda Gustavo de Oliveira afirmou que o Executivo honrou o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) e que cumpriu com todos os aumentos que estavam previstos no orçamento.

Em nota, o Governo do Estado disse que em função da crise financeira não há possibilidade, neste momento, de conceder novos reajustes.

“O Estado continua fazendo novos cortes de gastos para manter o pagamento dos salários em dia, inclusive, pagando de forma integral todos os reajustes anuais dentro do planejamento apresentado aos servidores. O Governo do Estado também apresentou à Assembleia Legislativa a PEC do Teto de Gastos, que possibilitará melhoria nas contas públicas estaduais, beneficiando também os servidores da administração”, diz parte da nota.

Também em nota, os servidores do Detran criticaram a falta de diálogo por parte do Executivo, argumentando que nenhuma proposta foi apresentada, sendo solicitado somente a dilatação do prazo para negociação. Por conta disso, a categoria decidiu manter o estado de greve.

“O governo contradiz a ele mesmo a todo momento. A categoria quer uma posição séria por parte do Governo. O que fala para a categoria tem que ser a mesma informação dada à imprensa”, contestou a presidente do Sindicato dos Servidores do Detran, Daiane Renner.

Veja a íntegra das notas:

Nota Detran - Os servidores do Detran decidiram manter a greve, visto que o governo do estado não apresentou proposta até agora e somente mandou um oficio pedindo mais prazo para estudar a possibilidade.

“O governo contradiz a ele mesmo a todo momento. Primeiro depois de negociações durante 8 meses manda-nos um oficio dizendo que não vai conceder reajuste. Depois notícia na imprensa que vai apresentar em 15 dias a proposta. Terminou o prazo no dia 5 de setembro e não apresentou. E depois nos manda novo oficio dizendo apenas que precisa de mais prazo para continuar o estudo, mas não apresenta proposta. Hoje enviou para a imprensa dizendo que não fechou as negociações, mas na mesma nota disse que não vai conceder aumento e por isso fizemos a paralisação e mesmo assim nada nos foi apresentado de proposta e agora se contradiz dizendo que está aberto para negociar. A categoria quer uma posição séria por parte do governo. O que fala para a categoria tem que ser a mesma informação dada à imprensa”, contesta Daiane Renner presidente do Sindicato dos Servidores do Detran.

Segundo Daiane, não há motivos para o Governo não conceder a revisão da tabela salarial, visto que a categoria não está reivindicando nada que já não seja praticado nas demais carreiras do Estado. “Infelizmente vimos mais uma vez a recorrente prática do Governo de descumprir com acordos e compromissos firmados”, completa Daiane.
Até que seja apresentada uma proposta a categoria vai manter a greve por tempo indeterminado. O ofício foi entregue na tarde desta segunda-feira (11).

SALÁRIO ATRASADO – Os servidores do Detran ainda é a única categoria que não teve os salários depositados na conta até o momento, visto que todas as outras categorias receberam na sexta-feira (8) e no sábado (9). 
                      
Em meio à crise econômica que afeta as contas públicas em Mato Grosso, o Governo do Estado, não tem condições, neste momento, de conceder novos aumentos ao salário dos servidores do Detran. Entretanto, os esforços da equipe econômica e Casa Civil seguem no sentido de encontrar uma solução para a questão apresentada pelo sindicato da categoria.

Nota Governo - O Governo do Estado esclarece que toda a margem de aumento foi consumida na negociação para o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), construída em conjunto com os sindicatos e a Assembleia Legislativa. Além disso, o Estado continua fazendo novos cortes de gastos para manter o pagamento dos salários em dia, inclusive, pagando de forma integral todos os reajustes anuais dentro do planejamento apresentado aos servidores.

O Governo do Estado também apresentou à Assembleia Legislativa a PEC do Teto de Gastos, que possibilitará melhoria nas contas públicas estaduais, beneficiando também os servidores da administração.

Por fim, o Governo do Estado lamenta a greve dos servidores do Detran e destaca a disponibilidade de continuar as negociações com a categoria.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet