Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política MT

NOVA ALTERNATIVA

Saúde de Mato Grosso assume a logística de ‘dispensação’ de medicamentos de alto custo e deve eliminar déficit

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Luiz Soares recebeu autorização do governador Pedro Taques para resolver o problema da Farmácia de Alto Custo; e resolveu

Luiz Soares recebeu autorização do governador Pedro Taques para resolver o problema da Farmácia de Alto Custo; e resolveu

No processo de reordenamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) assumiu o gerenciamento do estoque e a logística de dispensação de medicamentos de alto custo, serviços que eram executados por meio de uma empresa terceirizada. Em substituição aos funcionários que prestavam serviços à empresa, a SAF já iniciou a contratação do pessoal que fará a execução das tarefas sem nenhum prejuízo ao atendimento dos usuários.

 
É uma determinação do secretário de Estado de Saúde, ex-deputado Luiz Vitório Soares, após receber carta branca do governador José Pedro Taques (PSDB) para equacionar o problema. Luiz Soares colocou o dedo na ferida de um dos principais problemas da SES, fonte permanente de reclamação.

Leia Mais:
- Luiz Soares impõe modernização na gestão da Saúde de Mato Grosso com apoio do CONASS

- Taques autorizou portarias de Luiz Soares para manter saúde de MT funcionando até chegada de dinheiro novo
 
Os novos contratados serão cadastrados e habilitados junto ao Ministério da Saúde para operarem o sistema Horus, que está sendo implantado na SAF.  Em prosseguimento a implantação do sistema, fornecido gratuitamente pelo ministério, a SAF está finalizando também a migração dos dados relativos ao estoque de medicamentos do sistema privado para o público (Horus).
 
O processo de implantação do Horus iniciou com a migração de dados do sistema antigo para o novo disponibilizado pelo Ministério da Saúde, o que ocorreu entre os dias 25 de agosto e 3 de setembro, período no qual a SAF interrompeu o cadastramento de novos usuários.
 
Padronizado nacionalmente, o Horus faz o controle da dispensação dos medicamentos e oferece mais confiabilidade, pois cruza os dados relativos aos pacientes que buscam o componente especializado. Atualmente, cerca de 28 mil pacientes estão cadastrados na SAF.
 
Em relação à migração dos dados do estoque de medicamentos para o novo sistema, a secretária-adjunta de Serviços de Saúde, Inês Sukert, garante que o atendimento não será prejudicado. ”Nesse período de transição a secretaria não medirá esforços para que o atendimento ocorra da melhor forma possível ao usuário, para manter a regularidade da entrega dos medicamentos”, afirmou Inês Sukert.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet