Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CASO DOS GRAMPOS

Pedro Taques cobra imparcialidade da magistratura e afirma que militares têm direito à ampla defesa

17 Set 2017 - 16:50

Da Redação - Ronaldo Pacheco / Da Reportagem - Érika Oliveira

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Pedro Taques cobra imparcialidade da magistratura e afirma que militares têm direito à ampla defesa
Depois do Tribunal de Justiça de Mato Grosso transformar os militares investigados no caso das supostas escutas clandestinas em réus, o governador José Pedro Taques (PSDB) cobrou imparcialidade na magistratura, deixando tácito que enxerga parcialidade, no episódio. Ele observou que os militares têm direito à ampla defesa e ao contraditório, assegurados pela Constituição da República.

 
“Se os militares agora são réus, certamente vão ter direito constitucional à ampla defesa e ao contraditório”, argumentou Taques, que até 2011 era professor de Direito Constitucional, em diversas universidades brasileiras.

Leia Mais:
- Pleno vê indícios de crimes e recebe processo contra militares suspeitos de grampos

- Taques pede que MP suspenda e impeça investigações de Zaque contra Governo do Estado
 
“No Brasil, a magistratura tem que ser imparcial. Isso é certo! A  magistratura imparcial é direito constitucional do cidadão”, avaliou Taques, para a reportagem do Olhar Direto, insinuando ter visto parcialidade na decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O desembargador Orlando Almeida Perri, relator do processo, tem batido de frente publicamente com Taques e alguns de seus assessores.
 
A decisão do Pleno do Poder Judiciário de Mato Grosso tornou réus, no âmbito da Legislação Militar, os coronéis  Zaqueu Barbosa, Evandro Lesco e Ronelson Barros; o tenente-coronel Januário Batista e cabo Gerson Correa Junior. Eles também são investigados pela legislação criminal civil.
 
O Tribunal de Justiça determinou que os cinco vão responder pelos crimes de Ação Militar Ilícita, Falsificação de Documento, Falsidade Ideológica e Prevaricação, todos previstos na Legislação Militar. Zaqueu Barbosa e Gerson Correa Junior seguem presos preventivamente.
 
Os crimes fora da alçada militar descrevem a suposta participação de autoridade com foro perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ), na figura do governador Pedro Taques. Em decorrência disso, a investigação no sobre os delitos não militares está na alçada de atribuição exclusiva do Ministério Público Federal (MPF).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet