Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Classificou como lamentável

Artista plástico tem obra censurada em shopping após cliente reclamar de "lugar imundo"; veja vídeo

Foto: Reprodução

Artista plástico tem obra censurada em shopping após cliente reclamar de
O artista plástico cuiabano Gervane de Paula teve dois dos seus quadros censurados em uma exposição realizada no Shopping Pantanal. A confusão se deu após um cliente reclamar do trabalho do artista, dizendo que era inapropriado para as famílias que estavam no local. Em entrevista ao Olhar Direto, Gernave lamentou o fato: “É uma coisa lamentável. Estamos voltando ao período das trevas, nos isolando culturalmente”.


Leia mais:
Fotógrafa de parto tem página removida com quase 150 mil curtidas após censura do Facebook
 
O vídeo foi gravado pelo cliente do shopping no último domingo (17), na exposição ‘Eu Amo Cuiabá’. Indignado, o homem ‘alerta’ os pais para não levarem os filhos ao “lugar imundo”. Ele ainda acrescenta: “Pessoal, eu estou em uma exposição aqui no Shopping Pantanal e aí para vocês verem como o negócio a nível Brasil banalizou mesmo. Dá uma olhada no tipo de quadro que está sendo exposto aqui”.
 
Depois, o cliente ainda mostra as pessoas que estão na exposição e comenta: “e vocês perceberem aqui dentro tem família, com crianças. Então é isso que virou, parece que banalizou o negócio mesmo. Fica aí a dica para vocês não trazerem as suas crianças num lugar imundo como esse aqui não”.
 
Em nota, o shopping informou à reportagem que “o objetivo da exposição é dar espaço aos artistas locais e possibilitar que o público discuta e desenvolva senso crítico sobre os temas abordados nas obras. O shopping informa ainda que a exposição é aberta para visitantes de qualquer idade, mas que já estipulou uma classificação indicativa”.
 
Ao Olhar Direto, o artista plástico lamentou o fato. “É uma coisa lamentável em pleno século 21. Nós estamos vivendo um momento político e social muito difícil. O papel da arte, principalmente contemporânea, é questionar, chamar o espectador para pensar. Não é uma brincadeira o que eu faço, é um trabalho com contexto. Ali é um lugar onde você pode fazer uma relação com o público. Fico surpreso com a revolta. Não entendo o porquê das pessoas serem preconceituosas”.
 
Segundo o artista, esta não é a primeira vez que uma obra dele é censurada. “Já aconteceu outras vezes em Cuiabá de ter que retirar obras. Nosso isolamento cultural é a principal contribuição para isto”. Por fim, ainda revela que a organização pediu se poderia mudar alguns quadros. “Eu me recusei, se você tira uma das obras, perde o contexto de tudo. Elas se completam. A obra faz alusão ao não uso das drogas, ele não observou agiu por preconceito e censura”.
 
Confira abaixo o vídeo:

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet