Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Cuiabrasa

Umidade chega ao nível do deserto do Saara e temperatura bate os 40ºC em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Umidade chega ao nível do deserto do Saara e temperatura bate os 40ºC em Cuiabá
A umidade relativa do ar em Cuiabá chegou novamente ao nível do deserto do Saara, nesta quarta-feira (20). Segundo a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade chegou a 14%. Já conforme os dados do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, a temperatura bateu os 40ºC e a umidade chegou a 13%.


Leia mais:
Cuiabá tem índices de UV extremos que podem causar câncer, manchas e queimaduras, diz dermatologista

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já havia previsto que a quarta-feira poderia chegar aos 40ºC, o que se confirmou. Com a umidade variando entre 13% e 14%, mais uma vez a capital mato-grossense atingiu o mesmo nível do deserto do Saara, que possui uma média entre 10% e 15%. Por conta disto, é recomendada a utilização de umidificadores de ar ou toalhas molhadas.
 
Para a próxima quinta-feira (21), a expectativa é que os termômetros batam novamente a casa dos 40ºC, com a sensação térmica podendo ser ainda maior. A mínima não deve ser menor que 25ºC. A umidade relativa do ar deverá subir, mas pouco, ficando entre 26% e 63%. A chance de chuva, conforme o CPTEC, é praticamente nula nos dois dias.
 
Os índices de radiação ultravioleta em Cuiabá chegaram ao nível considerado ‘extremo’ nesta quarta-feira (20), e voltam a atingir este número no próximo sábado (23). Quinta e sexta-feira, o número cai, mas continua ‘muito alto’, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde.
 
De acordo com a dermatologista Elaine Togoe Kunze, são necessários diversos cuidados quando os índices atingem números tão altos: “Realizar uso de protetor solar com fator de proteção ( FPS) acima de 30, reaplicar em áreas expostas ao sol a cada 3 horas. As roupas com fator de proteção são ótimas escolhas. Lembrar de chapéus, sombrinhas, óculos de sol para complementar. Evitar a exposição solar exagerada entre 10:00 e  15:00”, recomenda.
 
Cuidados
 
Com a umidade relativa do ar transitando entre os 15 e 30% nos últimos meses, a população cuiabana procura diversas formas de melhorar o ambiente onde estão e consequentemente, sua qualidade de vida. Uma destas alternativas, para muitos, é colocar um balde ou uma bacia com água dentro do quarto antes de dormir. Segundo o pneumologista Lucas Bello, no entanto, isso não passa de um mito.
 
“Apesar de existir a crendice, o balde e a bacia não ajudam, porque a quantidade de água que evapora é muito pequena. Você pode prestar atenção que, se colocar, no outro dia de manhã eles ainda estarão cheios”, explica. Para o médico, o ideal é utilizar um umidificador ou, se não for possível, colocar toalhas molhadas pelo chão. “Desta forma sim, pois quando colocamos as toalhas, no dia seguinte elas estão secas”.
 
Toalha molhada e umidificador são apenas algumas formas de se prevenir de doenças respiratórias, alergias e infecções que se proliferam durante a época da seca, que em Mato Grosso normalmente segue até o final de setembro.
 
Segundo Dr. Lucas, os principais cuidados necessários nesta época do ano são, além da utilização de umidificador e toalhas, a ingestão de líquidos e evitar a prática de exercícios físicos das 12h às 15h. “Essa faixa de horário é a mais crítica, em que o ar está mais seco. O mais indicado é que se faça atividade física no início da manhã, e, em segundo lugar, no final da tarde”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet