Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Pisando em ovos

"Sobrevivente" de operação no TCE, Campos Neto recebe apoio em início de gestão

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Classificado nas conversas informais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) como “o sobrevivente”, o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, teve a primeira manifestação política formal a seu favor, nesta quarta-feira (20). Até mesmo nos releases enfatizam que assumiu a Presidência do TCE de Mato Grosso em substituição legal.

 
Sem alarde, Campos Neto, que agora cobra ser chamado de Domingos Neto, demonstrou sua veia política, herdada do pai Ari Leite de Campos (in memorian), ex-conselheiro e ex-deputado estadual. Ele recebeu manifestação de apoio, em nota pública, assinada pela Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso (Audipe), pelo Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas (Sinttcontas) e pela Associação dos Aposentados e Pensionistas do TCE-MT (AAP-TCE).
 
Leia Mais:
- Campos Neto toma posse como presidente do TCE; conselheiros substitutos se tornarão titulares no plenário

São as mesmas entidades que, em dezembro de 2014, com ações no Tribunal de Justiça de Mato Grosso e no Superior Tribunal de Justiça (STJ), impediram a posse de dona Janete Riva, esposa do então presidente da Assembleia, deputado José Geraldo Riva. A vacância declarada em dezembro de 2014, por conta da renúncia do ex-conselheiro Humberto Bosaipo, continua em aberto, no TCE.
 
Campos Neto assumiu a presidência em substituição por ser o único não denunciado e os conselheiros substitutos que assumiram as seis relatorias na condição de conselheiros interinos.
 
No documento, as entidades enfatizam que além do apoio à nova equipe de gestão do TCE-MT, acreditam que os conselheiros interinos têm experiência e competência técnica suficientes para continuar o importante trabalho realizado pelo Tribunal de Contas. Também aproveitaram para reafirmar o compromisso dos servidores com a sociedade, de fiscalizar o uso do dinheiro público por meio do controle externo. O TCE-MT conta com “servidores públicos obstinados, pais e mães de família que dedicam a vida para combater a corrupção e o mau uso dos recursos públicos”.
 
Composição
 
A Mesa Diretora do TCE passou a ser composta pelo conselheiro Domingos Neto na Presidência, o conselheiro interino Luiz Henrique Lima na Vice-Presidência, o conselheiro interino Isaías Lopes da Cunha na Corregedoria Geral e o conselheiro interino Luiz Carlos Pereira na Ouvidoria Geral. O conselheiro Luiz Henrique Lima foi designado porta-voz do TCE e o conselheiro substituto Ronaldo Ribeiro de Oliveira permaneceu como Conselheiro Auxiliar junto a Presidência.
 
Por determinação do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), foram afastados os conselheiros Antônio Joaquim Neto, Valter Albano, José Carlos Novelli, Waldir Júlio Teis e Sérgio Ricardo Almeida. Desde fins de 2014,  existe uma vaga sempre preenchida por conselheiros substitutos, deixada pelo ex-deputado Humberto Bosaipo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet