Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

ÁGUA BARRENTA

Após registro de águas sujas, Sema faz vistoria em obras de usina no Rio do Prata

Foto: Reprodução

Após registro de águas sujas, Sema faz vistoria em obras de usina no Rio do Prata
Turistas e moradores do município de Juscimeira (a 220 km de Cuiabá) registraram em vídeos o momento em que as águas do Rio do Prata, na altura da Cachoeira do Prata, ficaram vermelhas, no fim de semana passado. A Usina Hidrelétrica do Prata confirmou que a sujeira foi provocada por causa de falhas nas obras de construção de uma hidrelétrica na região. A Promotoria de Juscimeira já instaurou um procedimento para apurar o caso. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) enviou nesta sexta-feira (22) uma equipe de técnicos para fazer vistoria.


Leia mais:
Resíduo derramado pela Sadia no Rio Cuiabá matou peixes e causou prejuízo de R$ 450 mil, diz MP

A promotora de Justiça de Juscimeira, Natalia Guimarães Ferreira, afirma que apenas pelos vídeos não é possível identificar as causas da cor da água ou se houve alguma irregularidade por parte das empresa que faz as obras da usina.

“Eu só vi os vídeos, mas não posso afirmar baseado só nas imagens, preciso de uma avaliação técnica para saber o que houve. É necessária uma perícia técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente”, afirma a promotora.

Segundo ela, a promotoria já está apurando o caso e um inquérito já havia sido instaurado para investigar as licenças da usina.

“Já foi instaurado um procedimento para investigar se de fato houve irregularidade neste caso. Eu não tenho conhecimento se houve de fato alguma falha, só posso afirmar depois da avaliação técnica. Mas já existia um inquérito sobre a hidrelétrica, para investigar a regularidade das licenças”, disse.

Por meio de nota, a Usina Elétrica do Prata, responsável pela obra da nova hidrelétrica na região, confirmou que o vazamento foi provocado por uma infiltração natural no canal em construção. A empresa também afirmou que não irá mais operar nos finais de semana, para evitar este tipo de acidente.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente informou que na região existem dois empreendimentos, um já possui a licença ambiental e o outro está em fase de licenciamento. A Sema também disse que não foi comunicada oficialmente pelos empreendedores, mas iria enviar uma equipe de técnicos para realizarem uma vistoria no local nesta sexta-feira (22).

Leia as nota na íntegra:

Sema - NOTA

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informa que existem dois empreendimentos na região de Juscimeira, nas proximidades da Cachoeira do Prata, um deles já possui uma licença de operação, que é mais antiga, mas que não provocaria o tipo de evento denunciado pelos moradores. A outra Pequena Central Hidrelétrica (PCH) ainda está em fase de licenciamento, teve sua licença de instalação (LI) liberada em abril deste ano, ou seja, recentemente. Como não foi comunicada oficialmente pelos empreendedores e não há até o momento nenhum registro de acidente nesse empreendimento, a Sema enviará técnicos para uma vistoria no local nesta sexta-feira (22.09). O objetivo é verificar se houve algum desbarrancamento ou acidente que possa interferir na coloração da água.



Usina Elétrica do Prata

Devido a uma falha pontual, sedimentos provocados por infiltração natural no canal em construção vazaram e sujaram o rio.
A empresa está trabalhando para que o problema não se repita. Não foi voluntário, foi um imprevisto. Estamos tomando medidas para que isso não volte a ocorrer.
Nos finais de semana nós não vamos mais trabalhar para evitar que qualquer máquina venha a mexer próximo ao rio e acabe sujando a água.
Vale ressaltar que ontem mesmo fomos fiscalizados pela Polícia Ambiental e a mesma afirma em seu Auto de Inspeção que nada de irregular foi avistado.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet