Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

debate religioso

“Gritei bem alto que ia dar balinha”, missionária conta como converteu indígenas em Mato Grosso

Foto: Arquivo Pessoal

O pastor Isac Santos em foto publicada no facebook que rendeu polêmica sobre evangelização de indígenas

O pastor Isac Santos em foto publicada no facebook que rendeu polêmica sobre evangelização de indígenas

Irmã Aurora chora ao lembrar dos Irantxe Manoki, tribo indígena que vive no extremo norte de Mato Grosso. “Eu sou como uma mãe para eles” conta ela emocionada em entrevista ao Olhar Direto. As lágrimas são porque Aurora Figueiredo de Amorim não visita a tribo desde 2014, quando teve de abandonar a pregação no meio da floresta por falta de apoio financeiro da igreja onde congrega.


Leia mais:
Aumento de suicídio entre jovens indígenas motiva investigação do MPF em Mato Grosso


“Os índios tem sede de Deus, eles são necessitados, as pessoas acham que indígenas são bichos, ninguém se importa muito com eles. Eu oro dia e noite porque quero muito voltar. Eu os amo acima de todas as coisas e eles me têm como mãe”, reflete ela.

A evangélica diz que começou as missões depois que recebeu um chamado divino. “Sonhei que andava no meio de homens estranhos, que estavam seminus, mas na hora do sonho eu não entendi que era Deus me mandando pregar para eles”, narra. Em 2011, ela e o marido, Joares Amorim, iniciaram o trabalho missionário.

Desconfiança

A primeira parada foi em Brasnorte, à 552 km de distância de Cuiabá. O casal evangélico conheceu alguns indígenas no município que facilitaram a entrada nas aldeias. As primeiras visitas e os primeiros cultos foram tensos. Aurora relatou ter sido ameaçada de morte. “Eles ameaçaram me matar uma vez, porque quando eu cheguei começou a morrer índios e eles acharam que eu era amaldiçoada”.

Aos poucos, a comunidade passou a aceitar desatenta aquela religião estranha. Para aumentar a intimidade, os pregadores dormiam um dia em Brasnorte e passavam dois ou três na aldeia. “Algumas vezes eles se irritavam e expulsavam a gente, e aí a Funai mandava a gente sair, se eles aceitassem que a gente voltasse nós voltávamos”, explica.

O clima de animosidade durou muito tempo e a história só mudou quando Aurora teve uma nova visão. “Deus me disse que eu deveria comprar balinha, irmão”, a missionária obedeceu. “No dia seguinte eu comprei logo cinco quilos de balinha, eu gritei bem alto que ia dar balinha e um monte de índio veio para ouvir a palavra de Deus”, acrescenta.

Assim Aurora foi ganhando a confiança da comunidade e de pouco a pouco conseguiu converter e batizar indígenas Manoki, Enawenê-nawê e Parecis. Na aldeia dos manokis, uma igrejinha foi construída e um índio convertido tornou-se cacique.

Debate religioso

O debate sobre evangelização de indígenas voltou à tona depois que o pastor goiano Isac Santo publicou uma foto em sua página pessoal em que comemora o batismo de índios xavantes do município de Água Boa. A ação foi bastante criticada pelos internautas e a maioria das reações à imagem foi negativa.

A foto foi publicada no mês passado, mas Isac conta que até hoje tem recebido mensagens sobre o caso. A maioria, segundo ele, repleta de ameaças e xingamentos. Ele garante que aquela não foi a primeira vez que os xavantes tiveram contato com líderes protestantes. “Outro pastor já tinha feito um trabalho lá  e há quatro meses eles nos pediam para serem batizados”.

Segundo Isac, os xavantes procuram o evagelho porque a mensagem bíblica lembra uma vida fraterna e comunitária, muito próximo daquilo que eles viviam. Quando não havia contato com o homem branco e o alcoolismo e a violência não causavam mais problemas. “Eles são muito família e eles vêm no evangelho um resgate disso. Eles perceberam que a igreja vai ajudá-los na preservação da cultura”, afirma o pastor. 

Na última cerimônia, 38 xavantes foram batizados. O pastor salienta que o número é muito pequeno perto de uma população de mais de 15 mil pessoas. Apenas no município de Água Boa vivem aproximadamente 2 mil xavantes. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet