Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

80% de chance

Defesa Civil alerta que chuvas ácidas podem ocasionar irritação na pele

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Defesa Civil alerta que chuvas ácidas podem ocasionar irritação na pele
A Defesa Civil de Cuiabá está orientando o cidadão a adotar medidas protetivas durante as primeiras chuvas que devem cair sobre o município nos próximos dias. Conforme a previsão de tempo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a probabilidade de pancadas de chuva para esta semana chega a 80%.


Leia Mais: 
CPTEC aponta possibilidade de pancada de chuva nesta sexta; próxima semana pode ser chuvosa

 
Segundo o diretor de Proteção e Defesa Civil do Município, coronel Paulo Wolkmer, seguindo as recomendações da área da saúde pública, o início do período chuvoso exige a adoção de cuidados especiais por parte da sociedade. Ele explica que as precauções são necessárias por se tratarem de chuvas com uma formação repentina, com substâncias químicas, que dão acidez às águas.  

“Nossa recomendação é que, especialmente nesses primeiros dias, a população evite tomar banho de chuva. As águas dessa época possuem uma maior incidência de dióxido de carbono (CO2). Esse fator é preponderante para a formação das chamadas chuvas ácidas, onde o contato com ela pode ocasionar irritação na pele, principalmente em crianças, que possuem uma sensibilidade maior”, argumentou o diretor. 

Outras considerações feitas pelo diretor são em relação às possíveis descargas elétricas e ventos com forte intensidade. Wolkmer destaca que é comum que, após a longa estação de estiagem, as primeiras chuvas venham acompanhadas desses fenômenos naturais. Por conta disso, ressalta que é de fundamental importância instruir sobre as precauções essenciais a serem seguidas durante a temporada das águas.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet