Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Agora

Interpol cumpre mandado contra cuiabano acusado de matar enteado em Portugal

Foto: Reprodução

Interpol cumpre mandado contra cuiabano acusado de matar enteado em Portugal
A Interpol cumpre neste momento mandado de busca e apreensão na casa do cuiabano Joaquim Lara Pinto, suspeito de assassinar o própio enteado, Rodrigo Lapa, 15 anos, que foi encontrado morto a 100 metros de casa, em Lagoa, após uma semana de desaparecimento. O mato-grossense já tinha as passagens para o Brasil compradas um mês antes da morte do adolescente. Dois policiais portugueses acompanham a ação.


A informação foi confirmada ao Olhar Direto pela Polícia Federal (PF). A busca e apreensão acontece na casa de Joaquim Lara, no bairro Tijucal, onde o cuiabano está morando após retornar de Portugal. Dois policiais da Polícia Judiciária (PJ) de Portugal estão em Cuiabá, onde acompanham a ação.

Joaquim Lara deverá ser ouvido na sede da Polícia Federal (PF), também nesta manhã sobre o caso. A ação é uma cooperação internacional entre Brasil e Portugal.

A reportagem tentou contato com a defesa do acusado, mas não obteve resposta. Anteriormente, ao Olhar Direto, o advogado Raphael Arantes, que representa Joaquim Lara, negou todas as acusações e disse que o cuiabano seria inocente. Além disto, ele havia entregado o seu passaporte à Polícia Federal (PF).

O caso
 
O cuiabano Joaquim de Lara Pinto é alvo de investigação da Polícia Judiciária (PJ) de Portugal que apura a morte do enteado dele, Rodrigo Lapa, 15 anos, que foi encontrado morto a 100 metros de casa, em Lagoa, após uma semana de desaparecimento. O mato-grossense já tinha as passagens para o Brasil compradas um mês antes da morte do adolescente. Segundo a imprensa local, ele é apontado como o principal suspeito.
 
De acordo com as informações da imprensa local, o adolescente desapareceu no dia 22 de fevereiro de 2016, mesmo dia em que Joaquim retornou ao Brasil. Rodrigo Lapa foi encontrado com as mãos amarradas e uma corda atada ao pescoço. Segundo a mãe do garoto, Célia Barreto, o cuiabano já havia marcado a viagem há um mês.
 
Exames complementares divulgados pela Polícia Judiciária de Portugal apontam que o jovem Rodrigo Lapa, de 15 anos, foi morto por estrangulamento mecânico, provavelmente pelo braço de seu padrasto, o cuiabano Joaquim Lara Pinto. Depois se contradizer em vários depoimentos e alegar que padrasto e enteado tinham uma boa relação, a mãe do adolescente, Célia Lapa, confessou ter presenciado a agressão sofrida por Rodrigo e ouvido seus gritos no dia do assassinato.
 
Após uma discussão, Joaquim teria se escondido e esperado o adolescente sair do quarto para agarrá-lo pelo pescoço e arrastá-lo para a cozinha da casa onde viviam, mantendo-o imobilizado. De acordo com a imprensa portuguesa, a mulher alegou não ter contado isto à polícia antes por medo de que Joaquim fizesse alguma coisa contra ela ou contra a filha que tem com ele, que na época tinha seis meses. Mesmo assim, a mulher teria mantido contato por telefone com o companheiro após o crime. 
 
Atualizada às 08h46.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet