Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

PARTICIPE

Primeira ‘Caminhada Outubro Rosa’ no Parque das Águas terá exercício e conscientização sobre o Câncer de mama

Foto: Divulgação

A ação começará às 17h no Parque das Águas em Cuiabá e é totalmente gratuita

A ação começará às 17h no Parque das Águas em Cuiabá e é totalmente gratuita

O câncer de mama é um dos mais nocivos em mulheres de Mato Grosso, e muitas vezes a doença se agrava pela falta de informação sobre o cuidado com a saúde. Como uma forma de conscientização, no dia 1º de outubro será realizada a 1ª Caminhada Outubro Rosa. A ação começará às 17h no Parque das Águas em Cuiabá e é totalmente gratuita.


Leia Mais: 
Quarta 'Caminhada Rosa' chama atenção para câncer de mama e pede liberação de procedimentos pelo SUS

 
De acordo com a assessoria, no dia, o Núcleo de Integração de Ensino, Pesquisa e Saúde (Nieps) do Hospital de Câncer de Mato Grosso fará uma pequena palestra sobre os principais sintomas do câncer de mama e o autoexame, seguido da caminhada pelo parque. A organização pede para que todos vão vestidos de rosa, como símbolo do mês.
 
O evento conta com o apoio de diversos parceiros, como o Hospital de Câncer de Mato Grosso, Deputado Estadual Dr. Leonardo, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Puríssima, Unisat Educacional, Unopar, CPA Saúde, FEB Saúde e Colégio Abraham Lincoln. Mais informações: 3648-7540.
 
O que preciso saber sobre o câncer de mama?
 
No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Só em 2016, mais de 57 mil casos novos foram estimados.
 
Além de alterações genéticas, alguns fatores ambientais podem facilitar a ocorrência do câncer de mama como tabagismo, excesso de peso, ingestão de bebida alcoólica, uso de hormônios, menor número de gravidez e outros.
 
“As mulheres, e homens em menor proporção, devem ficar atentos a alguns sintomas, como aparecimento de caroço, inchaço no peito, vermelhidão do mamilo ou pele da mama, saída de secreção pelo mamilo, sem ser leite, e diversos outros sintomas. É essencial que a mulher faça o autoexame, pratique exercícios e tenha uma vida saudável”, apontou a coordenadora do Nieps do Hospital de Câncer, Haracelli Leite.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet