Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

MOMENTO DE PESAR

Mato Grosso perde professora Sarita Baracat, ex-deputada e primeira prefeita de Várzea Grande

Foto: Wilson Pires / Divulgação

Sarita Baracat foi a primeira vereadora e prefeita de Várza Grande

Sarita Baracat foi a primeira vereadora e prefeita de Várza Grande

A professora e ex-prefeita Sarita Baracat de Arruda faleceu, aos 86 anos, nos primeiros instantes desta terça-feira (10), em Várzea Grande. A causa da morte ainda não voi divulgada pela família Baracat de Arruda.  Ela foi a primeira prefeita de Várzea Grande (1967-1970), secretária de Estado de Educação e secretária da Auditoria Geral do Estado (atual Controladoria Geral),  deputada estadual e primeira mulher a fazer parte da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 

 
Mulher à frente do seu tempo, Sarita Baracata também foi presidente do do PMDB de Mato Grosso e fundadora do Clube Esportivo Operário Varzea Grandense, uma de suas maiores paixões, com o irmão e ex-vereador Rubens dos Santos Baracat (in memorian).

Leia Mais:
- Ex-deputado Nico Baracat, assessor do Governo e motorista morrem em grave acidente

Em agosto deste ano, recebeu a última homenagem pública, em vida, como parte do Programa Tipos Mato-Grossenses, realizado pelo Gabinte de Comunicação do Governo de Mato Grosso. Clique Aqui.
 
Com a Sociedade Beneficente Varzeagrandense (Sobev), fundou várias escolas, entre as quais o Colégio Couto Magalhães, por décadas o mais conceituado da Cidade Industrial.
 
Sarita era mãe do jornalista e colunista social Fernando César Baracat, um dos mais respeitados em Mato Grosso; Eveline Baracat, e do ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-deputado estadual Nico Baracat (in memorian), morto tragicamente em junho de 2012, em acidente automobilístico.  Ambos filhos do seu casamento com o ex-vereador Manoel Benedito de Arruda, o Caboclinho (in memorian), ex-presidente da Câmara de Várzea Grande.

 

Sarita era filha de pais sírios, nascida em Várzea Grande no dia 29 de dezembro de 1930. Seu pai, Miguel Baracat, nasceu em Damasco, capital da Síria, mas aos quatro anos de idade perdeu os pais e teve que vir com uma irmã para a América do Sul.  Sua mãe, Warda Zain Baracat, também era da Síria.
 
O casal Miguel e Warda  abriram o primeiro bar, a primeira padaria mecanizada e a primeira farmácia de Várzea Grande, onde tiveram oito filhos.
 
Desde a tenra idade, Sarita Baracat sempre foi apaixonada pelo magistério e pela militância política. Deu aulas de Sociologia, História e Geografia.  Foi da UDN, depois Arena e finalmente  PMDB, onde permaneceu até sua morte.
  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet