Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Olhar Solidário

Do sonho à realidade, crianças com microcefalia celebram a vida em aniversário coletivo

Foto: Reprodução

Do sonho à realidade, crianças com microcefalia celebram a vida em aniversário coletivo
Ao som da Galinha Pintadinha, Patati e Patata e outros grupos infantis, o sonho de um aniversário coletivo para cerca de 20 crianças com a patologia microcefalia se tornou realidade. A celebração aconteceu no final da tarde deste domingo (15) no Espaço Adriano Guedes e contou com 200 convidados.


Leia Mais: 
Mães realizam feijoada beneficente para custear aniversário de crianças com microcefalia

A batalha travada para concretização dos aniversários durou quatro meses. Desde então, as mamães criaram um modelo de financiamento online, chamado vakinha e também fizeram uma feijoada beneficente. A frente do projeto, a fotógrafo Adriana Néris, contou ao Olhar Direto, que ficou muito feliz em ajudar o grupo que conheceu através de Whatsapp. "Conheci essas mães há quatro meses através de um grupo de Whatsapp. Elas estavam pedindo apenas doações para uma pequena festa. Eu perguntei se elas queriam ajuda. Elas aceitaram e eu fiquei muito feliz", relata Adriana.

Neste período de quatro meses, muitas empresas abraçaram a causa. Uma delas foi o empresário Adriano Guedes que cedeu o espaço para a realização da festa.

Adriana possui um grupo de amigos chamados "Anjos do Bem". Segundo ela, é de suma importância que as pessoas abracem as causas sociais. Apesar dos desafios encontrados, ela destaca que um sonho quando é desejado em grupo, ele se torna realidade.  "Um dos lemas do meu grupo é justamente, 'palavras comovem, mas gestos arrastam'.  Eu espero que este exemplo se propague para que outras pessoas tenham esta iniciativa de adotar uma família, seja com microcefalia, deficiência mental, ou  até idosos. Se a sociedade se mobilizar a favor do próximo nos podemos construir um mundo melhor", afirma.

Nethaly Siqueira é mãe de Mateus Kauan de apenas um ano. Ela contou que foi surpreendida pois descobriu que o filho tinha microcefalia apenas quando nasceu. Desde então, a maternidade tem sido um momento de descobertas. "Estou apreendendo muito com ele [Mateus] e também com minhas amigas. Deus me escolheu com um propósito e eu agradeço a ele por ter me escolhido".

A jovem também relatou encontrar dificuldades em marcar consulta com um médico especialista. "Até hoje não consegui marcar com um neurologista. Apesar disso, ele é bem tranqüilo, não tem convulsão e não toma remédio controlado", afirma.

A técnica em segurança do trabalho, Ronielly de Arruda Pires, de 25 anos, planejou a gravidez e abdicou da profissão para se dedicar a maternidade. Mesmo sendo planejados, os exames do pré-natal não apontaram nenhuma anormalidade. Ela também foi surpreendida com o fato que poderia ser mãe de um bebe com microcefalia. O principal fator que apontava a possibilidade era o perímetro cefálico da criança. "Ela nasceu com 29 centímetros, sendo que o normal é 37 ou 38. Foram vários exames e quando ela completou quatro meses foi confirmado que ela possuía microcefalia", conta.

Segundo Ronielly, durante sua gravidez ela teve um tipo de zica que não apresentava sintomas. Ela ainda pontuou as dificuldades que enfrenta por ser mãe de uma criança com microcefalia.

"Uma criança que possui microcefalia precisa  de estimulo precoce após o nascimento e no caso dela eu consegui o tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde)  só quando completou quatro meses. Além disso, não é o suficiente. Uma criança com micro precisa de fisioterapia, fonoaudióloga  e terapia ocupacional no mínimo três vezes por dia. O SUS nos dá somente 30 minutos, uma vez por semana", frisa.
Muitas vezes, a fisioterapia nem chega a ser realizada, devido ao stress da criança. "É característico que a crianças sejam bastante irritada. Então chora muito, e às vezes não dá de fazer nada".

Apesar das dificuldades, a jovem explica que a festa é um sonho. “A festa está sendo uma realização de um sonho. Não só meu, mas de todas as mães. Ainda mais nós que temos um filho especial e temos gastos com tantas coisas. Se fossemos para cada uma fazer individualmente, não teríamos condições. Está sendo uma vitória enorme, estou muito feliz", concluiu a jovem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet