Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

ANJOS DA ESCOLA

Governo lança programa para reduzir evasão escolar e prevenir tráfico em imediações de unidades

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Governo lança programa para reduzir evasão escolar e prevenir tráfico em imediações de unidades
A redução da evasão escolar, a melhoria nos cuidados com a visão dos estudantes e maior segurança no entorno das unidades escolares são os principais focos do Programa Anjos da Escola, lançado pelo governador José Pedro Taques (PSDB), nesta segunda-feira (16), na Escola Presidente Médici – região oeste de Cuiabá. Na primeira etapa, 24 escolas serão atendidas pelo programa, escolhidas em pesquisa prévia pelo histórico de problemas e com anuência da diretoria.

 
“Eu uso óculos desde os três anos de idade. E quando  estava com óculos quebrados, eu não ia à escola. Temos percentual de evasão muito grande em Mato Grosso, por problemas no lar, indisciplina, insegurança ao redor da escola e patrulha escolar”, afirmou Taques, para a reportagem do Olhar Direto. A projeção é de que os resultados práticos surjam de quatro até seis anos, após seu início.

Leia Mais:
-  Marrafon pontua que R$ 50 milhões em obras reforçam parcerias de Taques e Jayme em Várzea Grande

- Governo Pedro Taques concede 44% de aumento aos profissionais da educação em dois anos e meio
 
O chefe do Poder Executivo respondeu indiretamente às críticas da oposição, de que o Programa seria para doar óculos nas escolas. “Teremos psicólogos, assistentes sociais e equipes multidisciplinares. Os alunos serão preparados em outro local e, depois, voltam para a sala de aula. É certo que um dos problemas de evasão escolar é a questão da visão. Por isso, o caminhão oftálmico vai percorrer cada escola. E, sim, vamos dar os óculos nas escolas públicas”, assegurou Taques.
 
O patrulhamento nos arredores das escolas públicas têm foco central no combate e prevenção ao tráfico de drogas, além de melhorar a segurança nas imediações. Os policiais vão ficar próximos das unidades escolares e não dentro delas.
 
“Polícia na escola realmente gera polêmica. Mas a patrulha policial é fora da escola. Sabemos de escolas em determinados bairros que necessitam disso [reforço na segurança]. E o policial vai ser treinado para o conhecimento daquela comunidade escolar”, sintetizou Taques.
 
 O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Aurélio Marrafon, explicou que o “Centro de Atendimento Anjos” já iniciou a percorrer cada unidade escolar. “Uma equipe multidisciplinar com psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, entre outros profissionais, treinada para atender os alunos”, definiu Marrafon.
 
Em princípio,   o Programa Anjos da Escola irá atender 24 escolas, sendo 21 de Cuiabá e Várzea Grande, e três em Rondonópolis. O coronel Marcos Roberto, coordenador do Programa, revela que a expectativa é que o programa seja expandido no futuro.
 
A ação visa a promover a Cultura da Paz, através de ações integradas com foco no combate à indisciplina, infrenquência e infração no ambiente escolar. A intenção é promover a conciliação para prevenir a evasão e a violência escolar.
 
Marco Marrafon citou que os três pilares centrais de atuação: Saúde na Escola, Paz na Escola e Mediação Escolar. Dentro do eixo Saúde na Escola serão desenvolvidas ações para identificar problemas e melhorar a saúde bucal, auditiva e ocular dos estudantes.
 
O Paz na Escola conta com o principal objetivo o combate à violência escolar. Segundo o coronel, os batalhões da Polícia Militar irão adotar essas escolas para intensificar as rondas policiais, palestras, cursos, bem como desenvolver um relacionamento de amizade e confiança com as comunidades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet