Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Rastro de destruição

Ventos chegaram a quase 78 km/h durante tempestade em Cuiabá; veja fotos do estrago

Foto: Olhar Direto

Ventos chegaram a quase 78 km/h durante tempestade em Cuiabá;  veja fotos do estrago
A tempestade que atingiu Cuiabá na tarde do último sábado (21) teve rajadas de vento de quase 78 km/h, segundo a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No total, foram aproximadamente 25mm de chuva intensa na capital mato-grossense. Por todo o município, foram registrados vários estragos em casas e estabelecimentos comerciais. Até o muro do Complexo do Pomeri veio abaixo.


Leia mais:
Tempestade derruba árvores e causa queda de energia em bairros de Cuiabá; fotos e vídeos
 
Segundo as informações da estação automática do Inmet, as rajadas de vento chegaram a 77,76 km/h (21,6 m/s) no último sábado, por volta das 15 horas. Antes de atingir este pico, a velocidade das rajadas também estava alta, chegando a 68 km/h. Estas velocidades intensas duraram cerca de duas horas.
 
No fim da noite, as rajadas também foram fortes, chegando a 36 km/h. Por volta das 22 horas, foram registrados 6mm. Ao todo, foram aproximadamente 25mm durante todo o dia. Na madrugada deste domingo (22), a precipitação continuou, só que de forma mais tímida.
 
A estação automática é composta de uma unidade de memória central ("data logger"), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que integra os valores observados minuto a minuto e os disponibiliza automaticamente a cada hora.
 
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram pelo menos 130 ocorrências registradas durante o temporal, com destaque para o bairro Centro América, onde várias árvores caíram e o bairro CPA 3, onde o teto de uma casa veio abaixo. No feirão de veículos que acontecia no Shopping Pantanal, 20 carros foram danificados após as tendas caírem.
 
Além disto, parte do muro do Complexo do Pomeri, Centro Sócio-Educativo que acolhe menores, infratores desabou. Por conta do ocorrido, visitas, aulas e atividades físicas e recreativas serão suspensas. Não houve fuga, já que os adolescentes estavam dentro das celas durante o ocorrido.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet