Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Investigação

Toninho de Souza assina "CPI do Paletó" e Câmara vai apurar conduta de prefeito

08 Nov 2017 - 08:45

Da Reportagem Local - Carlos Dorileo/ Da Redação - André Garcia Santana

Foto: Olhar Direto

Toninho de Souza assina
O vereador Toninho de Souza (PSD) assinou na manhã desta quarta-feira (8), a 'CPI  do Paletó' que investigará a conduta do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB).  Souza deixou a base de sustentação do prefeito na Câmara Municipal e assinou o requerimento logo em seguida. A CPI terá como atribuição apurar a conduta de  Emanuel Pinheiro (PMDB), durante mandato de deputado, e que foi flagrado recebendo dinheiro do então chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), Sílvio César Corrêa. 


Leia mais:
Jornal Nacional mostra vídeo em que Emanuel Pinheiro e deputados aparecem recebendo mensalinho

O parlamentar, que chegou a se posicionar como um dos críticos da abertura do procedimento, explicou que esperava uma defesa mais contundente do prefeito, além de acreditar que a situação tenha levado a administração a um cenário de crise. “Isso gerou uma crise política muito grande que inviabilizou a Câmara. A demissão de 460 servidores tem relação direta com isso, a paralisação dos serviços municipais em áreas essenciais também. Então entendo que precisamos esclarecer definitivamente isso, para que depois o município possa tomar seu caminho.”

Após reunião com o prefeito na terça-feira (7), o parlamentar declarou ainda ter se afastado da base, para “pudesse ter a liberdade de agir como representante do povo.”Eu já tinha uma agente estabelecida com o prefeito e fui até ele comunicar a nossa decisão. Lógico que isso não foi bem recebido porque não é um caminho que ele esperava. Mas ele precisa respeitar minha posição. Essa não é uma atitude de julgamento do prefeito, não sai da base para ir ao enfrentamento. Ninguém quer isso." 

Durante entrevista coletiva ele destacou que a sociedade vinha cobrando uma resposta da Câmara Municipal. “Fui bastante cobrado nesse período e entendo a cobrança da população. Demos o tempo suficiente para o prefeito se manifestar, e esperávamos que ele fizesse, nesse período uma defesa contundente. Porém fatos novos aconteceram, ele não deu as explicações que esperávamos.”

A CPI composta por três pessoas será protocolada em Plenário na terça-feira (14) e tem prazo regimental de 120 dias, podendo ser prorrogada pelo mesmo prazo. O autor do requerimento, Marcelo Bussiki (PSB), será o presidente da Comissão. Além dele e de Toninho, assinaram o documento os vereadores Felipe Wellaton (PV), Abílio Júnior (PSC), Joelson Amaral (PSC), Dilemário Alencar (PROS), Gilberto Figueiredo (PSB),  Eliseu Nascimento (PSDC) e Diego Guimarães (PP).

Atualizada às 09h11
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet