Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Temperatura corporal

Novas práticas do Hospital Santa Rosa garantem normotermia antes, durante e após a intervenção cirúrgica

Foto: Divulgação/ ZFPRESS

Novas práticas do Hospital Santa Rosa garantem normotermia antes, durante e após a intervenção cirúrgica
Por conta de pequenas ou grandes intervenções cirúrgicas, alguns pacientes podem sentir muito frio. Apesar de atingir entre 50-90% dos pacientes no centro cirúrgico, este quadro precisa ser evitado. Estamos falando da hipotermia perioperatória não intencional – com temperatura corporal abaixo de 36ºC. Diante das estatísticas, o Hospital Santa Rosa investiu em novas praticas para manter a temperatura normal do corpo antes, durante e após a intervenção cirúrgica. A instituição também foi certificada recentemente pela empresa 3M do Brasil na categoria Diamante de Qualidade Assegurada no Preparo de Pele e Normotermia.


Leia Mais: 
Monitoramento Fetal via Bluetooth garante segurança do bebê durante trabalho de parto

Basta que a temperatura corporal baixe mais de um grau durante a cirurgia para que a saúde do paciente entre em zona de risco com complicações imediatas, como alterações de coagulação, ou pós-operatórias, como infecções relacionadas à assistência à saúde.
  
Conforme explica a coordenadora de Enfermagem do Centro-Cirúrgico do Hospital Santa Rosa, Elaine Goulart de Souza, tal reconhecimento é fruto de um processo que envolveu desde a elaboração dos protocolos – com o auxílio do gerente de enfermagem André Laske –, a capacitação técnica da equipe multidisciplinar (médicos anestesiologistas, cirurgiões, enfermeiros e técnicos de enfermagem) até a implantação de indicadores. Ao final, o Santa Rosa passou por uma auditoria da 3M para avaliar essas ações.
 
“Este é um desafio que começou em janeiro desse ano e culminou na conquista da certificação – que, por sua vez, irá contribuir para melhorar a qualidade na assistência, bem como a segurança do paciente. Estamos muito contentes, pois prezamos pelo constante bem-estar de nossos pacientes. Todos os colaboradores, independente do cargo, foram fundamentais na conquista desta certificação”, ressalta.
 
NORMOTERMIA E PREPARO DE PELE – Elaine enfatiza que “manter a normotermia perioperatória de um paciente contribui para diminuir a taxa de infecção no centro cirúrgico, reduzir o risco de alterações de coagulação e necessidade de transfusão sanguínea, abreviar a estadia do paciente em recuperação, evitar o efeito prolongado de medicamentos anestésicos, bem como suavizar o desconforto no período de despertar pós-anestesia”.
 
A instituição também implementou novos protocolos para o Preparo Adequado da Pele, tendo como objetivo prevenir Infecções de Sítio Cirúrgico (ISC), causadas por microorganismos introduzidos na ferida cirúrgica no momento do procedimento.
 
Entre as estratégias adotadas está o uso do campo cirúrgico incisional estéril e a tricotomia (o ato de remover os pelos) durante o preparo cirúrgico, sendo realizado com aparelho tricotomizador mantendo a integridade da pele e auxiliando na adesividade de eletrodos, placas eletrocirúrgicas e curativos – evitando também interferências no campo de visão do cirurgião.
 
FIXAÇÃO SEGURA DE CATETERES – O Santa Rosa também foi recertificado pela 3M do Brasil na categoria Diamante de Fixação Segura de Cateteres. O programa visa estabelecer um protocolo de fixação de cateteres para diminuir o desperdício e os custos para o hospital, preservar o conforto do paciente e alinhar as instituições de saúde com as recomendações internacionais.
 
Isto, tendo em vista que a Terapia Intravenosa (TIV) ocupa 75% do tempo dos profissionais de enfermagem e a falta de um protocolo sistematizado para a fixação segura acarreta aumento de complicações como a flebite, o extravasamento e as infiltrações, assim como pode elevar as taxas de infecções associadas.
 
ACREDITAÇÃO – Ao completar 20 anos, o Santa Rosa é o único hospital de Mato Grosso certificado pela Acreditação Canadense, nível Diamond – uma das principais certificações de qualidade em saúde no mundo. A instituição também é certificada em Excelência, Nível III, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet