Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Superlotação no PSM

Vereador diz que decreto sobre o PSMC é ato desumano contra a população

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Vereador diz que decreto sobre o PSMC  é ato desumano contra a população
O vereador Toninho de Souza (PSD) criticou o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) afirmando que a medida tomada por ele na última semana de transferir do pronto-socorro de Cuiabá os pacientes de cidades do interior para hospitais em seus municípios é um ato desumano contra a população.


Leia Mais:
Pinheiro determina tolerância zero à superlotação e mais de 60 cirurgias são realizadas no PS


“Essa medida não tem nada de humanização, muito pelo contrário é um ato desumano e de descriminação contra a população. O SUS é universal e o paciente tem o direito de ser atendido onde lhe convém que o pagamento será feito.  Aguardamos uma mudança de posicionamento do prefeito”, declarou durante a sessão desta terça-feira (14).

O parlamentar que está em seu terceiro mandado pontuou que o pronto-socorro desde sempre é o único hospital que atende a todo estado e que o município não pode fechar as suas portas.

“O pronto-socorro sempre foi porta de entrada para a população do estado de Mato Grosso, pacientes do interior, pacientes de outros estados e até pacientes países vizinhos como a Bolívia se serviram do pronto-socorro e nunca houve esse tipo de tratamento desigual”, disse.

Para ele, a solução pode ser a transferência dos pacientes para hospitais conveniados e continuar atendendo. “A saída é continuar atendendo os pacientes, não podemos desospitalizar. Imagina o cidadão na fila, internado, pronto para fazer uma cirurgia e ele recebe a notícia de que terá que voltar para casa, sem perspectiva de retorno. Se querem desafogar, que realizem mutirões ou transfiram para hospitais conveniados e não simplesmente fechem as portas do pronto-socorro”.

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou na última sexta-feira (10) um decreto viabilizando o retorno de pacientes do interior e determinando atendimento somente as situações de urgência e emergência.  

No fim de semana, o prefeito acompanhou a realização de 60 procedimentos cirúrgicos no pronto-socorro. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, 60% dos paciêntes atendidos eram do interior. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet