Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Olhar Digital

Caminhões que circularem por Cuiabá serão multados por videomonitoramento a partir de dezembro

Foto: Reprodução

Caminhões que circularem por Cuiabá serão multados por videomonitoramento a partir de dezembro
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) anunciou que começará a multar os caminhões que forem flagrados trafegando em horários e locais indevidos, em Cuiabá, a partir do dia 1º de dezembro. A informação já havia sido antecipada pelo Olhar Direto, na última terça-feira (21). O secretário da pasta, Antenor Figueiredo, esteve reunido com membros do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Mato Grosso (Sindmat) para discutir o início do uso do videomonitoramento.


Leia mais:
Secretário pedirá a prefeito que libere multas por videomonitoramento para caminhões que trafegam em Cuiabá
 
“Estaremos usando o videomonitoramento, uma ferramenta legal permitida pelo Código de Trânsito e vamos começar a penalizar os motoristas de caminhões que insistirem em trafegar dentro do perímetro proibido”, explica o secretário.
 
Uma das formas que a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) tem usado para diminuir o tráfego desses veículos é por meio da ‘Operação Carga Pesada’. Agentes de trânsito realizaram ações com o objetivo de retirar veículos pesados do perímetro urbano da capital mato-grossense. Em 2017 já autuou 1.022 motoristas por transitarem em horário ou local não permitido pela regulamentação.
 
“Cumpra-se a lei, se a lei está ai que ela seja aplicada. Nós fizemos sete mil panfletos que distribuímos em diversas cidades orientando as empresas, então, todos estão cientes e quem não cumprir que seja devidamente penalizado”, explicou o vice-presidente do Sindmat, Otávio Fedrizzi
 
Conforme a lei, na região central, só podem circular caminhões com no máximo 10 toneladas. Acima desta medida, apenas entre às 20h e 6h. Nos corredores das avenidas Fernando Corrêa e Miguel Sutil são permitidas a circulação de veículos com até 24 toneladas. Acima disso, somente no mesmo horário pré-estabelecido. Em casos onde as cargas transportadas são perecíveis, nitrogênio, concreto e gás, é necessário que haja uma Autorização Especial de Trânsito para circular nos horários de pico.
 
“Temos uma fiscalização um pouco mais rígida com as Autorizações Especiais de Trânsito (AET). Eu vi um absurdo número de ‘treminhões’ que passam nas avenidas como a Miguel Sutil, Fernando Corrêa, por exemplo, principalmente em horário de pico, é inacreditável. Quero que estes caminhoneiros saibam que eles estão sendo monitorados eletronicamente e vão ser notificados”, diz Antenor.
 
A Semob, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, já tem uma parceria com o Sindmat e realiza palestras de capacitação direcionadas aos condutores de veículos pesados de empresas com sede em Cuiabá para orientar sobre o que especificamente é permitido e sobre toda a legislação referente ao transporte de carga.
 
Na terça-feira (21), o Olhar Direto já havia antecipado que o secretário de Mobilidade Urbana (Semob) iria pedir ao prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) que liberasse as multas por videomonitoramento dos caminhões que trafegam pelo centro de Cuiabá, sem a autorização especial: “Não tenho agentes suficientes para colocar em todos os pontos da Capital. Na gestão passada, diminuiu-se o horário de trabalho deles, que era de oito e passou para seis”, justifica o secretário.
 
Segundo o secretário, são várias as reclamações de caminhões pesados no Centro de Cuiabá: “Não se admite falar que não foi avisado. Tivemos o cuidado de colocar placas e informativos em todas as entradas da cidade. Estão achando que não estamos vendo, mas estamos vendo sim. Quero ver se a partir de dezembro podemos começar com isto”, estimou o gestor da pasta, que acrescentou que “gostaria que o pessoal respeitasse e que não precisasse de punição”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet