Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Quebra de decoro

Primeira reunião de CPI do Paletó define estrutura de trabalho e terá três servidores cedidos pela Câmara

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Primeira reunião de CPI do Paletó define estrutura de trabalho e terá três servidores cedidos pela Câmara
Os três vereadores escolhidos para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) se reuniram com o presidente da Câmara de Cuiabá, Justino Malheiros (PMDB), na manhã desta quinta-feira (23), para definir como os trabalhos irão seguir neste fim do ano.


Leia mais
Relator da 'CPI do Paletó' critica medidas judiciais no legislativo e chama colegas de incompetentes


No encontro ficou definido que os três membros vão ter uma sala na Câmara para fazer reuniões internas e que três servidores efetivos serão cedidos para trabalhar somente no inquérito, já que os 460 servidores comissionados foram demitidos no mês de outubro com a suspensão da verba orçamentária de R$ 6,7 milhões.

“Ficou definido que o presidente vai ceder três servidores: um procurador, um taquigrafo e um técnico do legislativo, além de um local para que ocorra todo este trabalho. Teremos também disponível toda a estrutura das secretarias da casa e a estrutura de modo geral”, disse o presidente da CPI, Marcelo Bussiki (PSB).

O vereador ainda revelou que uma nova reunião já foi marcada no dia primeiro de dezembro (sexta-feira) para que os três membros da CPI iniciem trabalhos como requerer documentos, iniciar as diligências e as oitivas que vão ser realizadas.

“Com o fechamento desse plano de trabalho, o passo inicial vai ser requerer documentos, solicitar documentos ao STF e outros órgãos que entendermos necessário. Vamos analisar essas informações e ai sim partiremos para as oitivas”, ressaltou.

Bussiki também destacou que pretende seguir com os trabalhos da CPI até o fim do ano e que caso, a Câmara feche toda sua estrutura para um recesso o prazo de 120 dias para conclusão será suspenso. “Eu queria tocar direto a CPI, mas no caso de no recesso for fechada todas as dependências da Câmara vamos suspender os prazos e voltaremos no ano seguinte”.

A investigação que ficou conhecida como CPI do Paletó foi oficialmente lida em plenário e publicada no Diário Oficial de Contas na última sexta-feira (17). A proposta feita pelo vereador Marcelo Bussiki vem sendo discutida entre os vereadores desde o fim de agosto.

Entre os assuntos questionados pelo parlamentar em sua proposta estão o vídeo em que o prefeito Emanuel Pinheiro aparece recebendo uma grande quantidade de dinheiro de uma suposta propina do ex-chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa e uma possível obstrução de justiça praticada pelo chefe do executivo.  

Além de Bussiki como presidente, a CPI tem o vereador Adevair Cabral (PSDB) como relator e Mário Nadaf (PV) como membro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet