Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Notícias / Ciência & Saúde

Sinop irá receber unidade de prevenção do Hospital de Câncer de Barretos

Da Redação - Fabiana Mendes

01 Dez 2017 - 10:02

Foto: Divulgação

Sinop irá receber unidade de prevenção do Hospital de Câncer de Barretos
Referência no tratamento e prevenção, o Hospital de Câncer de Barretos deverá ser instalado em Sinop (483 km de Cuiabá). O município será o primeiro de Mato Grosso a receber uma unidade da instituição filantrópica. Inicialmente, o foco é atender mulher por meio de exames de mama e do colo uterino. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (30), pela presidente da Comissão Pró-Implantação, médica Anna Letícia Yanai.  

Leia Mais:
Prefeita pede compreensão e médicos garantem que não irão suspender partos no Hospital Santo Antônio

O esforço de um grupo de empresários locais resultou na vinda da unidade. Além da interlocução com o hospital paulista, trabalhará em prol da arrecadação de fundos para construção da sede em 2018. De acordo com os cálculos da comissão, juntos, as duas unidades (móvel e fixa) poderão realizar, mensalmente, três mil mamografias e três mil exames de Papa Nicolau.
 
Segundo Anna Letícia, o projeto contempla uma sede fixa a ser construída na região do aeroporto municipal e outra base móvel (carreta) dotada com mamógrafo, aparelho de ultrassom, mesa de exames e recepção. A área que receberá o prédio foi doada pelo empresário Vilson Vian.  .
 
"Essa unidade poderá percorrer não só os bairros de Sinop, mas todas as cidades aqui da região. A unidade fixa será instalada aqui no município, onde as mulheres que tiverem exames alterados serão encaminhadas para confirmação diagnóstica", pontuou Anna Letícia.
 
Presente ao ato, o vice-prefeito Gilson de Oliveira (PMDB) manifestou apoio irrestrito do Poder Executivo para tornar o projeto viável. Segundo o gestor, o município atuará em parceria com a comissão, mobilizando empresariado e sociedade em geral a contribuir com a construção.
 
"Estamos colocando a Administração à disposição para ajudar a mobilizar, inclusive, parlamentares, representantes da nossa região para tentar sensibilizar todas as bases, municípios, empresários da região. Achar uma forma de buscar recursos públicos para que esta obra aconteça, pois é importante para Sinop e Norte de Mato Grosso", expressou Oliveira.
 
Conforme explicam os membros da comissão, o diagnóstico será feito em Sinop e a intenção é que o tratamento, em caso positivo, ocorra na mesma região onde as mulheres vivem. Durante apresentação o secretário da comissão, Paulo Prates, falou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer.

"Imagine as pessoas sendo atendidas com tecnologia de ponta, gratuitamente e próxima de sua casa. Para a cidade e a região, que conta com seus 42 municípios e 900 mil habitantes, segundo o IBGE, o diagnóstico precoce salva vidas e economiza. O diagnóstico precoce pode ter chances de até 95%". 
 
No Brasil o Hospital de Câncer de Barretos conta com 12 unidades fixas e 15 móveis atuando nos mesmos moldes do projeto que será desenvolvido em Sinop. A cobertura dos gastos operacionais ocorre a partir do Sistema Único de Saúde (SUS) e a frequente doação pela sociedade.
 
Em Sinop o quadro profissional deve ser composto por 20 profissionais. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet