Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Estava destelhada

Parte da Casa de Bem-Bem desmorona por conta da chuva e secretário aponta ações inadequadas de construtora

Foto: Reprodução/ Tulio Barreto

Parte da Casa de Bem-Bem desmorona por conta da chuva e secretário aponta ações inadequadas de construtora
Retomados há duas semanas, durante o período chuvoso, os trabalhos de revitalização na casa de Bem-Bem não evitaram o desmoronamento de grande parte do casarão. Destelhado e sem a sustentação necessária, o imóvel, tombado como patrimônio histórico de Cuiabá, não resistiu as precipitações do final de semana e foi ao chão. A lona preta cobre o que restou da edificação, onde as obras, de responsabilidade da empresa X Nova Fronteira permaneceram paralisadas por dois meses até intervenção da Procuradoria Geral do Município que determinou a volta aos trabalhos.


Leia mais:
Obras da Casa de Bem-Bem serão retomadas na próxima semana

Na avaliação do secretário de Cultura do município, Francisco Vuolo, a retirada do telhado na época chuvosa e o escoramento inadequado são as principais causas do desabamento. Ao Olhar Direto ele explicou que todas essas situações, incluindo a interrupção da reforma sem permissão, foram notificadas pela Prefeitura. “A Prefeitura não tem como chamar toda a responsabilidade para si, até porque é um espaço tombado pelo Estado e o que deve ser feito precisa de autorização do IPHAN.”

De acordo com Vuolo uma reunião com a diretoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), já está agendada para a segunda-feira (11). Só então é que serão definidas as medidas a serem adotadas com relação à Casa. Ele lembra a complexidade exigida pela obra e diz que, de pé, ainda restam algumas paredes que poderão ser preservadas antes que caia próxima chuva intensa. “Há uma boa vontade da empresa em resolver, mas qualquer ação só pode ser definida depois da reunião de amanhã.”

A reforma da Casa de Bem-Bem foi iniciada em 2016 e retomada após ajustes nos procedimentos administrativos no convênio em comum acordo com a X Nova Fronteira. No dia 22/11/17, uma visita técnica no imóvel, tombado pelo patrimônio histórico nacional, contou com representantes do IPHAN, da empresa e da família Palma, proprietários do imóvel, e do secretário, na busca dos encaminhamentos corretos que o caso requer.
 
À época, diante da paralisação da obra, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo esclareceu que o convênio firmado, entre a Secretaria e o IPHAN, teve como vencedora da licitação a empresa X Nova Fronteira, no final de 2016. A ordem de serviço para início das intervenções foi expedida em abril passado e os procedimentos para andamento das requalificações tiveram início logo em seguida. E por ser um patrimônio tombado a cada medição é respeitado todo um rito da Legislação Federal.

Por meio de nota a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo informou que, após diversas notificações, a empresa responsável pela obra de restauração da Casa de Bem-Bem retomou os trabalhos no final de novembro deste ano. Uma força-tarefa entre a secretaria, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a empresa X Nova Fronteira foi criada para que a estrutura não fosse ainda mais danificada, logo após a intervenção da Procuradoria Geral do Município.

No entanto, devido à intensidade das chuvas nas últimas semanas, os trabalhos, especialmente em função do destelhamento da casa, ficaram comprometidos, sendo que o local chegou a ter 80% da fachada comprometidos. 

Uma reunião entre a empresa, o Iphan e a Secretaria já havia sido agendada para esta segunda-feira (11.12) para avaliar o novo cronograma e projeto da obra, que depende da autorização do Instituto. O encontro está marcado para às 9h30, na sede da Secretaria Municipal de Cultura. 

A Secretaria reforça que a empresa X Nova Fronteira foi contratada ainda na gestão anterior e só retomou os trabalhos em abril deste ano depois de ser notificada, o que prejudicou o andamento da restauração. A reforma da Casa de Bem-Bem integra o convênio federal com o Município de Cuiabá do PAC Cidade Histórica.

Foi reiterada a importância e o compromisso no cumprimento das suas obrigações, em especial, com os imóveis tombados no Centro Histórico de Cuiabá e que representam a memória e história do povo cuiabano, de modo que não medirá esforços para realizar toda restauração que se fizer necessária.

Atualizada às 13h00
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet