Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

RACHA À VISTA

Emissários de Taques aceleram costura para manter unidade do grupo com Maggi, Jayme, Fávaro e Mauro Mendes

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Companheiros de chapa em 2014, Pedro Taques e Carlos Fávaro correm o risco de estar em lados opostos, no pleito de 2018

Companheiros de chapa em 2014, Pedro Taques e Carlos Fávaro correm o risco de estar em lados opostos, no pleito de 2018

A ampliação dos decibéis nos boatos sobre as pré-candiaturas do vice-governador Carlos Fávaro (PSD) e do ex-prefeito Mauro Mendes (sem partido) ao governo de Mato Grosso, em 2018, levaram os “costureiros” do governador Pedro Taques (PSDB) a acelerar as conversações internas. O diálogo previsto para depois de março de 2018 está fervilhando, nos bastidores, há algum tempo.

 
A intenção de Taques claramente é repetir a coligação de 2014, quando todos estiveram no mesmo palanque – 12 partidos na coligação Coragem e Atitude para Mudar, vitoriosa no primeiro turno. Desta vez, no desenho para a aliança governista, teria o reforço formal do ministro da Agricultura e Pecuária, senador Blairo Maggi (PP).

Leia Mais: 
- Blairo Maggi vai para reeleição ao Senado em 2018 e não deseja o governo de MT “nem de graça”

- Carlos Fávaro descarta ser "plano B": nosso candidato à reeleição é o Taques e vou trabalhar por isso
 
Isso porque, em 2014, então no PR, Blairo apoiou a chapa informalmente, deixando somente com o seu primo e rei da soja Eraí Maggi Scheffer (PP) a árdua missão de dar “a cara a tapa”. Com as bênçãos de Eraí, o PP indicou Fávaro, um ilustre desconhecido de então, como vice na chapa de Taques.
 
Também em 2014, o ex-senador Jayme Campos (DEM), atual secretário de Assuntos Estratégicos de Várzea Grande, desistiu da candidatura à reeleição, mas manteve o apoio da Taques. Estavam no mesmo palanque Taques, Fávaro, Mendes, Jayme e Eraí – representando Blairo.
 
Mesmo tendo mudado o seu staff, agora com perfil político, se mostrado mais preocupado em honrar compromissos com as prefeituras, Pedro Taques não admite que estará no pleito, em 2018. A última vez em que relutou foi na última sexta-feira (8), durante a Caravana da Transformação, em Rondonópolis.   
 
Aliados de 2010, 2012 e 2014, Mauro Mendes deve estar em palanque oposto ao de Taques, no ano que vem. Ele avisou que só decide em abril de 2018, mas o seu comportamento é de pré-candidato.
 
Carlos Fávaro é incentivado pela maioria dos prefeitos e vereadores. O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), ex-prefeito Neurilan Fraga (PSD), projetou para o Olhar Direto que Fávaro poderia conquistar o apoio de mais de 90% dos prefeitos e vereadores do PSD e mais de 50% de outros partidos.
 
O atual chefe do Poder Executivo reluta em admitir novo enfrentamento do ronco das urnas, em 2018. Recentemente, em entrevista à Revista IstoÉ Dinheiro, uma das maiores publicações do Brasil, Pedro Taques admitiu que seria candidato à reeleição.  
 
“A eleição é ano que vem e eu quero ser um candidato, ser um bom governador pro Estado de Mato Grosso, para a nossa população. E é sempre bom dizer que desde o Senado, durante quatro anos, eu combati esta organização criminosa que se adonou do Estado de Mato Grosso”,  disse para a IstoÉ, numa referência ao ex-governador Silval Barbosa (PMDB).
 
Pedro Taques confia na melhoria da situação econômico-financeira do Estado para chegar em condições de bater os rivais. Pesquisas de opinião pública sobre tendência do eleitorado, para ‘consumo interno’, supostamente apresentam Mendes e Fávaro em situação melhor que Taques.
 
A partir de janeiro de 2018, todas as pesquisas de opinião pública obrigatoriamente deverão ser registradas, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso, antes mesmo que as equipes sejam colocadas nas ruas, para as entrevistas de campo. Dentre de poucos dias, uma pesquisa Ibope, encomendada por Maggi, Jayme e Mauro Mendes chega quentinha para agitar novamente os bastidores da política mato-grossense.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet