Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

decisão radical

Hospitais filantrópicos de Cuiabá param de receber novos pacientes na UTI

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Hospital Santa Helena

Hospital Santa Helena

Os três hospitais filantrópicos do município de Cuiabá (Santa Helena, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Geral Universitário) paralisaram nesta segunda-feira (15) os atendimentos a novos pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A informação foi confirmada pela Federação dos Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso (Fehosmt).


Leia também
Hospitais filantrópicos cobram R$ 33 milhões de emendas e anunciam paralisação


De acordo com a assessoria de imprensa, os repasses atrasados por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e também por contrapartidas da Secretaria Estadual de Saúde (SES) não chegaram as unidades, sendo assim necessário a decisão radical de não receberem mais pacientes por falta de condições.

As instituições anunciaram que iriam suspender os atendimentos a novos pacientes na sexta-feira passada (12), caso o governo e a prefeitura não regularizassem os pagamentos, que segundo a Fehosmt, estão atrasados desde março do ano passado.

A entidade ainda informou que houve o descumprimento no acordo feito com a bancada federal e o governo para a destinação dos R$ 33 milhões das emendas parlamentares aos hospitais filantrópicos.

O governador Pedro Taques (PSDB) afirmou em entrevista que o dinheiro dos filantrópicos já foi repassado ao município e que cabe a prefeitura fazer o repasse aos hospitais.

Já a secretária de saúde de Cuiabá, Elizeth Araújo explicou que existe uma burocracia para o recurso chegar aos hospitais e que os pagamentos são feitos em até 60 dias após a execução.

A secretária também afirmou que o repasse federal deve ser liberado nesta segunda-feira e repassado as unidades de saúde até o próximo sábado (20).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet