Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Trabalho da inteligência

Secretário diz que quem burla sistema de tornozeleira eletrônica é identificado e volta para a cadeia

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Secretário diz que quem burla sistema de tornozeleira eletrônica é identificado e volta para a cadeia
O secretário de Segurança Pública (Sesp), Gustavo Garcia, afirmou que as forças de segurança estão atentas às pessoas que burlam o sistema de tornozeleira eletrônica e que os que são identificados, voltam para a cadeia: “Os encontramos e emitidos comunicados para que haja a regressão do regime”. Além disto, o comandante da pasta ainda comemora a redução dos índices de crimes violentos e o trabalho desempenhado: “Todos os casos de grande monta foram resolvidos”.


Leia mais:
Delegado pede prisão de envolvido na morte de idoso atropelado em porta de policlínica
 
“Esta questão [tornozeleira] foge um pouco da minha pauta. Mas nós trabalhamos de forma muito integrada. Temos uma ampla comunicação, não só com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), mas também com as varas de execução penal. Aqueles que burlam o sistema de tornozeleira são identificados pela nossa inteligência, que emite comunicados para que haja a regressão do regime”, explicou o secretário.
 
No ano passado, foram feitas diversas prisões de criminosos que estavam utilizando tornozeleira eletrônica, sendo que em muitos dos casos elas estavam desligadas. O acompanhamento e monitoramento destes equipamentos ainda é considerado falho, já existe pouco pessoal para um número exacerbado de pessoas que estão em liberdade e apenas utilizando o equipamento.
 
No dia 11 de janeiro deste ano, o Benedito Castravechi, 66 anos, que estava aguardando para agendar um exame na porta da Policlínica do Planalto, em Cuiabá, foi atropelado e morto por um veículo desgovernado. O automóvel é de propriedade de Anderson da Silva Amorim, que estava no veículo e descumpriu as regras de uso da tornozeleira eletrônica.
 
Anderson e outras quatro pessoas passaram a noite na Tabacaria Havan, no bairro Sol Nascente, e no deslocamento, sentido avenida Juliano Costa Marques, logo depois da rotatória, em frente à Policlínica, o motorista foi tentar desviar de um buraco na pista, fez manobra rápida para esquerda e entrou na contramão. Como vinham carros no sentido contrário, rapidamente fez nova manobra para voltar para sua faixa de direção, e nesse momento perdeu o controle do veículo, colidiu em sua faixa e o carro saiu desgovernado entrando no pátio da Policlínica.
 
Segundo o delegado Christian Cabral, da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), a tornozeleira eletrônica de Anderson estava estragada desde setembro do ano passado. Para o presidente do inquérito, a tragédia poderia ter sido evitada, caso o sistema de monitoramento das tornozeleiras eletrônicas funcionasse.
 
Vale ressaltar que Anderson cumpria a sua pena – foi condenado a dez anos de reclusão – no regime semiaberto e usava tornozeleira eletrônica. O delegado pedirá a regressão do regime e a expedição de mandado de prisão contra ele, justamente por ter descumprido as medidas restritivas.

Redução de índices

O secretário também comemorou a redução dos índices de crimes violentos: “A política de segurança pública está montada desde 2014. Nós demos continuidade ao que o Dr. Rogers [Jarbas] fez e que outros fizeram. Fiz algumas adaptações, mas é uma sequência de trabalho. Parabenizo todos os órgãos por terem se integrado nos grandes casos para enfrentar os desafios do dia a dia. Todos os casos que surgiram, de grande monta, foram resolvidos”.

O governador Pedro Taques (PSDB) e o secretário de Segurança Pública (Sesp), Gustavo Garcia, apresentaram na tarde da última quinta-feira (18), os números referentes a estatísticas de crimes em Mato Grosso. O resultado foi uma alta diminuição dos crimes graves, tanto na capital mato-grossense, como em toda a unidade da federação. A taxa de homicídio a cada 100 mil habitantes é de 29,12, uma redução de 10% se comparado com 2016, quando foi de 32,85. Somente em Cuiabá, a redução foi de 28%, quase o triplo do Estado inteiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet