Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

novo cridac

Taques e Curvo visitam retomada de obra de hospital abandonado há 30 anos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Taques e Curvo visitam retomada de obra de hospital abandonado há 30 anos
O governador Pedro Taques (PSDB) visitou na manhã desta terça-feira (23) em companhia do procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo a obra do novo Centro de Reabilitação Integrado Som Aquino Corrêa (Cridac), local que estava há mais de 30 anos parado e foi retomado durante a atual gestão.


Leia mais 
Prédio do antigo Hospital Central irá abrigar nova sede do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa


O novo Cridac é fruto de parceria entre MPE e Associação dos Amigos do Hospital Central, entidade sem fins lucrativos, formada por empresários de vários setores, que é a responsável pelo empreendimento. Após a conclusão, a Associação dos Amigos fará a doação da obra ao Governo do Estado.

“O Ministério Público conseguiu, com o TAC, recursos de entidades que fizeram esse ajustamento de conduta conosco. Esses recursos foram encaminhados para uma associação que foi montada exatamente para concluir essa obra aqui, que vai sediar o Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa. E aqui, com uma estrutura mais adequada, mais moderna, vai conseguir quase que dobrar o atendimento”, disse Mauro Curvo.

Já o governador Pedro Taques ressaltou que a obra é a mais marcande do momento atual, por ter sido iniciada em 1984 e que nenhuma outra gestão teve preocupação em terminá-la.

“Esta obra ela se inicia há mais de 30 anos. Eu, como procurador da República, em 2004, ajuizei uma ação contra todos os ex-governadores e contra o Estado de Mato Grosso para terminar esta obra. Essa ação foi julgada procedente e o Estado foi condenado a concluir esta obra. Desde o meu mandato nós iniciamos os trabalhos para a retomada dessa obra. Se vocês me perguntarem de uma obra que marca a nossa administração, uma obra que marca o momento histórico que nós estamos vivendo, é esta aqui”, disse o governador, após agradecer ao Ministério Público e o empresariado envolvido.

“Nós vamos equipar este espaço, aquilo que está faltando nós vamos colaborar, para que nós possamos ter essa obra. Mais importante do que o dinheiro, é a atitude. A pergunta que se faz é: porque no passado não fizeram? Mais importante do que R$ 1 milhão é a vontade política de que isso aqui volte a funcionar. Dinheiro saiu pelo ladrão no passado, agora, nós estamos juntos com os empresários sérios do nosso Estado, com o Ministério Público, com uma nova modelagem de construção, com a participação da sociedade”, destacou o governador.

Iniciada em 1984, no governo Júlio Campos (DEM), com previsão de aproximadamente 300 leitos, a obra do antigo Hospital Central está abandonada há cerca de 30 anos e já passou por sucessivas batalhas judiciais. Quando foi lançado, o Hospital já tinha o objetivo de desafogar o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, situação que somente se agravou nas últimas décadas, com o aumento da demanda.

O atual Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa atende atualmente 72 pessoas de todo o Estado, com alguma deficiência visual, motora, auditiva ou intelectual. A conclusão da sede do Cridac, de acordo com o novo cronograma do Ministério público, está prevista para abril de 2018.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet