Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Concursos em alta

Taques minimiza atrasos de salário: "muita gente quer entrar para o serviço público, então não está tão ruim assim"

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Taques minimiza atrasos de salário:
O governador Pedro Taques (PSDB) avaliou, na manhã desta terça-feira (23), que os frequentes atrasos no pagamento dos salários dos servidores estaduais não têm gerado impacto negativo em sua gestão. Na opinião do governador, o fato de as pessoas procurarem se tornar funcionárias do Executivo, através de concursos públicos, demonstra que a situação “não está tão ruim assim”.


Leia mais:
"Não é de repente, o estado arrecada todo dia", diz Taques sobre recurso usado para pagar salários após dia 1

“Muita gente reclama que nós passamos os salários do dia 30 para o dia 10 e isso está previsto na Constituição. Ainda assim, muita gente quer entrar para o serviço público, então não está tão ruim assim. Mato Grosso tem o segundo melhor salário do Brasil”, fundamentou o governador.

A expectativa do Governo para este início de ano era que com a entrada dos R$ 496 milhões dos recursos do Fundo das Exportações (FEX) nas contas do Estado, o Executivo passasse ileso aos meses de janeiro e fevereiro, época em que a arrecadação do Estado tende a ser ainda mais baixa. No entanto, mesmo com o incremento do FEX e de outras verbas como da bancada federal, utilizada para pagar a Saúde, o Governo ainda encontra dificuldades para pagar os salários.

Este mês, a folha salarial do mês de dezembro, que deveria ser quitada até o dia 10 de janeiro, precisou ser escalonada. Um dia após o anúncio do escalonamento, o Governo anunciou que havia conseguido arrecadar o dinheiro necessário para quitar a folha.

Questionado sobre a possibilidade de haver mais atrasos, o governador desconversou e pediu para que os jornalistas o deixassem curtir pelo menos o resto da metade do dia com os salários de dezembro em dia. “Me deixem ter uma alegria de pelo menos meio dia de salário pagos”, disse à época. Apesar disso, nos corredores do Palácio Paiaguás, se comenta que a possibilidade de atrasar os salários novamente já é uma preocupação do Executivo.

O Poder Executivo de Mato Grosso possui quase 100 mil servidores, sendo cerca de 30 mil aposentados e pensionistas. A folha salarial bruta, com encargos e obrigações sociais, supera R$ 600 milhões.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet