Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

SESSÃO EM ANDAMENTO

Militantes se manifestam na porta da Justiça Federal em Cuiabá e vão lançar candidatura de Lula mesmo com condenação

24 Jan 2018 - 11:11

Da Redação - Érika Oliveira / Da Reportagem Local - Carlos Dorileo e

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Militantes se manifestam na porta da Justiça Federal  em Cuiabá e vão lançar candidatura de Lula mesmo com condenação
A militância dos partidos de esquerda em Mato Grosso está reunida desde as primeiras horas desta quarta-feira (24), em frente à Justiça Federal  de Mato Grosso, acompanhando o julgamento do recurso de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Tribunal Regional Federal, da 4ª Região em Porto Alegre (TRF-4). Ao fim da audiência, segundo o presidente do PT em Mato Grosso, deputado Valdir Barranco, a candidatura de Lula a presidência da República será lançada, independentemente de condenação.


Leia mais:
Movimentos pró e contra ex-presidente Lula começam em Cuiabá

“A mobilização aqui é coordenada pela Frente Brasil Popular, que é composta pelos partidos de esquerda e pelos movimentos sociais aqui de Mato Grosso. Nós iremos até o final do julgamento e depois concluiremos com o lançamento da candidatura do presidente Lula a presidência da República, independente do resultado”, afirmou Valdir Barranco.

O julgamento de Lula e mais seis réus teve início às 8h30 e segue em andamento, na sala de sessão da 8ª Turma, na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. O recurso envolve o favorecimento da Construtora OAS em contratos com a Petrobras e o pagamento de propina destinada ao Partido dos Trabalhadores e ao ex-presidente Lula, por meio do apartamento triplex no Guarujá. As imputações são de corrupções ativa e passiva e de lavagem de dinheiro.

O ex-presidente Lula nega as acusações, mas já foi condenado em primeira instância pelo juiz Sergio Moro, a nove anos e meio de prisão. Caso a sentença seja mantida, Lula pode ficar inelegível.



“Se o julgamento do TRF-4 for técnico, o presidente Lula será absolvido, será feito a reforma da condenação do juiz Sérgio Moro, que condenou o presidente Lula sem provas. Mas, se ele for condenado, se for mantida a decisão do Moro, mesmo assim Lula será candidato a presidente da República, até porque ainda tem duas instâncias superiores que lhe garantem esse direito”, avaliou Valdir Barranco.

As mobilizações em Cuiabá, segundo a Polícia Militar, reuniram desde as primeiras horas entre 50 e 70 pessoas em frente à Justiça Federal. Os militantes não souberam informar a quantidade de participantes no ato.

“É uma resistência pelo direito do Lula de disputar as eleições em 2018, fazer um debate aberto sobre o destino do Brasil e retomar o rumo do país”, declarou o ex-vereador Lúdio Cabral (PT), que participa da mobilização.

Nesta terça-feira (23), integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) de Mato Grosso promoveram ‘buzinaços’ em diversos pontos de Cuiabá, a favor da condenação do ex-presidente na segunda instância e a sua inelegibilidade.

Veja mais vídeos:

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet