Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

AACC-MT

Dia da luta contra câncer infantil: demanda na casa de apoio cresce e necessidade de nova sede é urgente

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Dia da luta contra câncer infantil: demanda na casa de apoio cresce e necessidade de nova sede é urgente
Há quase duas décadas, a Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACC-MT) atende pacientes que residem no interior e em outros Estados, de áreas indígenas e de outros países que necessitam ficar em tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá. O local é bastante procurado, mas aos poucos está se estreitando, e precisa urgente de uma nova sede.  


Leia Mais: 
AACC precisa de doações para enviar cestas básicas às crianças em tratamento contra o câncer

Dia 15 de fevereiro é o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância. Olhar Direto conversou com um dos fundadores da AACC, Benildes Firmo, que contou um pouco dos embates e glórias que presenciou durante este período. Ele ressalta que o local está se estreitando e a sua prioridade é uma nova sede para o local, já que registra a cada ano um aumento no número de crianças diagnosticadas com a patologia.  
 
Segundo dados da AACC, durante o ano de 2014, 36 crianças deram entrada na instituição. Já em 2015, o número subiu para 49. Em 2017, foram 62 novos registros. Anualmente cerca de quatro mil pessoas passam pelo local, que atualmente conta com 20 leitos para o paciente e um acompanhante.
 
A associação oferece gratuitamente hospedagem, alimentação, transporte para hospitais, laboratórios, aeroporto, auxílio, medicamentos e suporte psicossocial e pedagógico. A particularidade nos serviços prestados faz com que a procura aumente a cada ano.
 
Benildes afirma que tem se preocupado com o aumento do caso de crianças. Ele também explica que isso pode acabar limitando as ações. “Cada dia isso aqui está comprimindo nossas ações, nossas atividades. Porque nosso espaço é limitado e a demanda é muito grande. E isso vai preocupando. Nós queremos dar conta do recado e às vezes a gente acaba exaurindo porque você não tem como fazer nada”, contou.


 
O fundador destaca a necessidade de uma nova sede. “Nós temos que ter uma nova sede, com urgência. Ou então não vamos conseguir dar conta de atender a criançada da maneira que elas vão aparecendo. Se chegar aqui e a casa estiver lotada, ela [criança] vai ter que ir para outra instituição”, disse ele, que também fez questão de comemorar um projeto onde as crianças encontram conforto em aulas durante tratamento médico.

Educação
 
Engana-se quem pensa que as crianças em tratamento perdem o ano letivo. Pelo contrário. Na AACC, elas encontram conforto em aulas durante tratamento médico, através do Classe Hospitalar.
 
Três professoras da Secretaria de Educação (Seduc) trabalham com estudantes de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h. O local conta com sala de informática, audiovisual e brinquedoteca com mesas de estudo coloridas que formam um círculo. O ambiente é decorado com lápis de cor e fantasias, que distanciam o ambiente da realidade vivida pelos jovens com seguidas internações e tratamentos.
 
Além do espaço da classe hospitalar, os estudantes têm a oportunidade de participar do "passeio-terapia" a cada 15 dias, quando vão a museus e apresentações culturais, por exemplo. Os jovens também produzem as próprias apresentações de acordo com as datas comemorativas respeitando as limitações de cada um.
 
A criação das classes é amparada pela Resolução Nº 41/1995 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Ela prevê o direito dos jovens a desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde, acompanhamento do curriculum escolar, durante sua permanência hospitalar. 

Outro fato que o fundador também comemora é  famosa campanha 'MC Dia Feliz'. No último sábado de agosto em cada ano, o lucro das vendas do Big Mac é revertido para a instituição. 

Serviço 

Quem tiver interesse em ajudar a instituição pode entrar em contato pelo seguinte telefone: (65) 3025-0800. 

Mais informações atráves do site da instituição. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet