Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

EM DEFESA DO ENSINO

Seduc cria comissão para avaliar cláusula de barreira do concurso público de Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Requerimento do deputado Professor Adriano serviu de base para Seduc estudar questão do concurso público

Requerimento do deputado Professor Adriano serviu de base para Seduc estudar questão do concurso público

Quem não figurou na lista de aprovados, mas apareceu como classificado no último concurso da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deve manter acesa a chama da esperança. A pedido da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Seduc criou a comissão para avaliar cláusula de barreira de concurso público.

 
Leia mais:
- Deputado Professor Adriano quer cadastro reserva de candidatos que tiveram 50% de acerto em concurso da Seduc
 
- Lista final de aprovados no concurso da Seduc já está disponível no Diário Oficial; confira resultados

A cobrança partiu dos deputados estaduais Professor Adriano Silva (PSB) e Allan Kardec (PT), por considerarem importante  a inclusão na lista de reserva de cadastro dos candidatos que obtiveram, no mínimo, 50% de aproveitamento em todas as provas do concurso de Educação.

O secretário de Estado de Educação, Marco Aurélio Marrafon,  divulgou portaria em que institui uma comissão de avaliação para responder ao requerimento de Professor Adriano Silva. O motivo foi o edital do concurso da Seduc, especificamente o item 12.3, que trata da cláusula de barreira.
 
Entre as reivindicações,  Adriano Silva defende que os candidatos que obtiveram um mínimo de 50% de aproveitamento em todas as provas da Educação sejam incluídos na lista de reserva de cadastro. No dia 25 de janeiro, ao lado do deputado Allan Kardec, o deputado Adriano solicitou a abertura de uma comissão para a Seduc, a fim de legitimar algumas situações referentes ao concurso público realizado pela secretaria. Além da quebra da cláusula de barreira, a pauta das reivindicações contemplava a posse dos aprovados e o aproveitamento dos classificados na lista de reserva de cadastro.
 
A ideia de criar esta comissão ocorreu após reunião realizada com o secretário Marco Marrafon, intermediada pelo deputado Adriano. A sugestão sobre a abertura da nova comissão foi encaminhada a pedido da Comissão da Educação, na qual o deputado Allan é o presidente e o deputado Adriano, o vice-presidente.
 
“Neste período, abrimos diálogo com integrantes do Ministério Público estadual e com o Tribunal de Contas do Mato Grosso para termos a certeza do êxito nos aspectos educacional, social e técnico”, ressalta o deputado Professor Adriano.
 
A comissão instalada a pedido do secretário Marco Marrafon terá 30 dias para apresentar o relatório conclusivo sobre o assunto. Se necessário, o prazo poderá ser prorrogado por mais um mês. Ao final, o documento será encaminhado para o Ministério Público.
 
“Queremos trabalhar para que todos os que chegaram à pontuação acima de 50% no concurso sejam contemplados no cadastro de reservas e, posteriormente, efetivados", ressalta justificou Professor Adriano. Ele  lembra a defasagem de mais de 13 mil vagas abertas, na rede pública do Mato Grosso, preenchida por professores temporários, todo início de ano.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet